COISIM DE INTERIORR – O "ISTRUGUINOV"

 - Ô Nérso
- Qui é Fió?
- Teu fi pruguntô que qui é um trem que ele leu nos livro, mas, eu num sube respondê não, cê sabe o qui qui é istruguinov?
- Ouvi falá, lá na casa do cumpadi Rumão Moreno, é um tar de prato de gringo, lá das banda do mundo velho, onde mora a fia da cumadi Nóca Alemã, aquela dos ói verdinho, tem carni  cremi de letche e uns otros trem dentro, provei lá, né ruim não, eles pegam as vaca cortam nim tira fina, frita cum cibola, põe ái não, queima as vaca cum ua bibida amarelada, tudim pega fogo, depois paga. Aí faz uas mistureba, põe cremi di letche um tar de quetichupi e trem amarelo ardido que só e nóis come.
- AH! Intindi, mas, num decorei, cê podia lá ispricá pru muleque ele tá atarantado no meio dos cadern e livro, precisa responde certim.
- Daqui um tantim eu vô lá, preciso acabar de coiê uns melão, uns inhame e um cadim de foia pra vendê, lá na cidade.
- Então tá, vô dizê prele que ocê vai lá ispricá tudim.
- ô Nérso
- Quié Fió?
- Acho que um dia vô fazê esse troço pra nóis cumê, o que não tivé por aqui, nóis muda um tantim, vaca nós tem, cremi de letche também, cebola, bibida nóis pôe pinga e se é pra ardê, nós põe pimenta das braba, e fogo, é facim facim de acendê.
- Tá bom Fió, cê faz o tar de istruguinov e nóis come, vamu parece rico do mundo véi, vô chama ocê de alemã, só que ocê tem ói verdinho não, us seu é pretim pretim.
 
Cristina Gaspar
Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2015.
Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 21/10/2015
Reeditado em 22/10/2015
Código do texto: T5422813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.