MÉTODO CONVINCENTE

Dois malandros estavam se drogando quando foram pegos pela polícia. No dia do julgamento o juiz, que estava de bom humor, propôs-lhes:

- Vocês parecem ser boas pessoas, por isso lhes darei uma segunda chance! Ao invés de irem para cadeia, vocês terão que mostrar para as pessoas os terríveis males das drogas e convencê-las a largá-las! Compareçam ao tribunal daqui uma semana, pois eu quero saber quantas pessoas vocês convenceram!

Na semana seguinte os dois voltaram e o juiz perguntou para o primeiro homem:

- Como foi sua semana, rapaz?

- Bem, meritíssimo, eu convenci treze pessoas a pararem de consumir drogas para sempre!

Surpreso o juiz perguntou:

- Que maravilha. O que você disse para elas?

- Eu usei um diagrama, meritíssimo. Desenhei dois círculos num papel. Um quase do tamanho da folha de papel chamex e o outro pequenininho, na margem da folha. Apontava para o círculo maior e dizia que este é o seu cérebro em tamanho normal... e apontando para o menor... E este é o seu cérebro depois das drogas!

O juiz aplaudiu. Se virando para o outro perguntou:

- E você? Como foi sua semana?

- Eu convenci duzentas e dezenove pessoas, meritíssimo!

Exclamou o juiz, pulando da cadeira:

- Incrível! Como você conseguiu isso?

- Utilizei um método parecido com o do meu colega. Desenhei os mesmos dois círculos, também numa folha de pela chamex. O menorzinho lá em cima na página e o maior em todo o resto da folha. Apontava para o círculo menor e dizia: “este é seu cu antes da prisão...”