AS CONFUSÕES DO PROFESSOR

Já resolvi, não saio mais à rua com o professor Linotipus, meu assessor para assuntos gramaticais. Nesta semana, acompanhei-o ao quiosque, no centro da cidade, onde ficamos saboreando um mate gelado. Vai daí quando um surdo-mudo deixou nas mãos do mestre um daqueles folhetos em que pede ajuda monetária. Vaidoso, o professor Lino achou que era para corrigir o texto e devolveu-o todo riscado com caneta vermelha.

Aí aconteceu um milagre: o surdo-mudo encarou o professor e falou (aleluia! ele falou!): vai riscar as costas da mãe. Bem, não foi costas que ele falou, foi outra coisa. Em consideração ao professor, procurei fazer uma adaptaçãozinha.

Como se isso não bastasse, ao passar por uma loja o professor parou diante de um cartaz, o que sempre costuma fazer. Ali estava escrito: “seja benvindo”. “Bem-vindo” sem hífen, exclamou o professor, é nome de pessoa. E entrou furioso na loja.

Quando divisou o gerente foi logo cobrando: onde está o hífen? Claro, o gerente não deveria ter dado aquela resposta malcriada (ou será mal-criada?). O professor Lino sacou sua palmatória (era desse tempo, e quando se aposentou levou a palmatória de lembrança) e avançou para o homem, que por sua vez armou-se de um espeto para churrasco. E seguiu-se uma cena de esgrima, digna dos melhores filmes de capa-e-espada.

O professor Lino, por ser mais velho e mais lerdo, ficou em desvantagem e levou uma garfada na região onde as costas perdem o honroso nome. Mas a humilhação maior foi quando o adversário quebrou sua inseparável palmatória e ameaçou colocar as partes quebradas num determinado local (não pude ouvir direito onde).

Claro, como sempre, sobrou pra mim. Se você encontrar algum termo mal escrito neste texto, pesso que me desculpe, pois o profeçor Lino está de atestado de çaúde por uma çemana e me deichou na mão.

Hilton Gorresen
Enviado por Hilton Gorresen em 01/07/2007
Código do texto: T547970
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.