Obras Faraônicas.

Alguém já disse que o PT é muito melhor na oposição que na situação. É claro, a intenção do articulista político era analisar o discurso na oposição e outro na situação. Acho que o PT tem coerência nos dois lados, se assim não fosse, não estaria a 13 anos no comando do País. Lembrando que na oposição eram campanhas críticas contra a direita retrógrada, mas dentro das normas constitucionais, sem ódio e sem vandalismo. Eram campanhas com shows do vermelho, do verde, amarelo, azul e o branco da paz.

Fiz esse preâmbulo, para contar duas passagens no Governo de Minas Gerais, na gestão Itamar Franco, diga-se de passagem, muito melhor que os governos tucano.

No governo Estadual Itamar Franco, pensaram em uma obra faraônica; um túnel na Praça liberdade mas, inadequada para um tempo de agruras sociais, como o caos na saúde, educação, violência e super população carcerária.

Nos anos 90 barramos através dos movimentos populares o projeto de um viaduto que abrangeria grande extensão da Av Antônio Carlos, desde a Pampulha ao centro da cidade.Era governador Helio Garcia. Dentre os argumentos, apontávamos a desvalorização comercial e residencial ao longo da avenida. Seria também banheiros clandestinos para quem vivia nas ruas. Todos sabiam que BH era bastante carente de banheiros públicos. Não atrevíamos a falar de meio ambiente e fluxo de veículos, mas uma obra caríssima naquele momento, era uma tremenda contradição, serviria apenas para o deleite da burguesia. Na época o projeto do governador Helio Garcia, o apelidamos de o (Minhocão do Helio). Já estávamos preparado para o túnel no governo Itamar. Seria o (Buraco do Itamar.) Usávamos o sarcasmo e não a violência.

Lair Estanislau Alves.