FARMACÊUTICO SABIDO!

O pessoal mais antigo, comentava que aqui em Calambau, há mais de cem anos, assumiu a nossa paróquia um Padre, que passou a ser o Pároco, Prefeito, Delegado, Educador e muitas outras coisas. O povo o obedecia sempre.

Foi nessa época que passou por aqui aqueles viajantes que vendiam os artigos, que eram novidade, que vinham principalmente do Rio de Janeiro. Tais viajantes eram denominados “cometas”, pois passavam de vez em quando, faziam a sua venda e as mercadorias eram entregues tempos depois, pelos tropeiros.

Assim é que um desses cometas procurou o único farmacêutico deste então Distrito de Piranga, e lhe ofereceu um artigo que estava muito em moda nos grandes centros: camisinhas. O cometa depois de explicar ao farmacêutico como funcionava o artigo, conseguiu vender-lhe uma caixa com cem unidades.

O farmacêutico foi conseguindo aos poucos cativar a freguesia, e já na próxima vinda do cometa resolveu comprar mais duas caixas do produto que estava vendendo mais que canela nas vendas.

Acontece que o Padre ficou sabendo o que estava acontecendo e mandou chamar o farmacêutico na casa paroquial, e lhe passou um sermão, literalmente... Diante do sufoco o dono da farmácia prometeu ao Padre que iria destruir o tão pecaminoso produto.

Passado uns tempos e o Padre sabendo que a venda continuava, chamou novamente o farmacêutico, e quis saber do mesmo o motivo de sua desobediência. Ao que ele respondeu ao Padre:- Para evitar o prejuízo, e depois de muito meditar, fui até ao meu quintal, consegui um bom espinho de laranjeira e furei todas as camisinhas e as vendi aos meus fregueses.

Quem me contou esse fato, não me disse qual foi a reação do Padre. Mas se fosse hoje, com certeza ele diria ao farmacêutico que ele estava pecando duas vezes: por fazer propaganda enganosa e vender um produto falsificado...

‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau janeiro/2016

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 15/01/2016
Código do texto: T5512189
Classificação de conteúdo: seguro