“Eu Cá Sou Assim”

Uma entrevista com o Dr Carlos Leite Ribeiro
(Por: Silvino Potêncio) 
 
Não é questão de bisbilhotice, mas sempre gostamos de saber com quem contactamos, e quem são os nossos amigos mesmo que sejam virtuais.
 Esta “espécie” de questionário aqui apresentado não é mais do que isto: Uma entrevista virtual. Uma conversa tida de uma maneira alegre e divertida, para nos conhecermos um pouco melhor uns aos outros.
- Estes dados serão divulgados para todo o mundo pela Divulgação “Cá Estamos Nós” e será como uma actualização em complemento dos nossos arquivos.
- Vamos começar ? OK? …
 
Nome: - Silvino dos Santos Potêncio (o Português mais Brasileiro que conheço!...)
Signo: - és cor pião de nascença... fora do cativeiro.
Morada (não aceitamos endereços de e.mail): - R. do Vigário!... Bartolomeu, n°  nóvital - NATAL/RN - BRASIL  
Profissão: - Escritor, Amanuense (tiro cinado em Pê HD do windows 98)  
 
CLR : - Normalmente, a que horas se levanta ?
SSP - de manhã!, de tarde... e às vezes a más horas.
CLR: - Canta debaixo do chuveiro ?
SSP: - não!... faz mal à garganta tomar banho na chuva. Aliás nunca fui adepto do Gene Kelly... singing in the rain!!!!
CLR : - O que vestiu hoje ?
SSP : - roupa!... de baixo!... e depois a roupa de cima, ou seja: um short, uma T- shirt, por cima de um "slip" é por isso que eu sou especialista em tradução do beach ware iu !!!! - leia-se: bicho ére are you ??
CLR : - Já comeu o pequeno almoço (café da manhã) ?
SSP : - O koffee Anan?... Ah esse já se foi embora. Ele saiu e eu ainda fiquei aqui  a "matar o bicho"!!!!... depois comi nozes (entenda... é o pluralista de nós) - e 
bebi um gole de "augardente", ou seja uma boa lapada de cana...e mais um naco de carne de sol, e uma fatia de “umamão” - (não confundir co  um mamão  que é um burro de seis meses! )  
CLR : - A que horas começa a trabalhar ?
SSP : - ainda antes de me levantar... dá um trabalho danado só para sair da cama!
CLR : - O que vai ser o seu almoço ?
SSP: - só posso responder à noite depois de jantar... vamos a ver o que sobra  p´ramanhã p’ró almoço!
CLR :- Planos para esta tarde ?
SSP : - hoje aqui já é de noite e por isso só se for para amanhã mas,... como não  sou adivinho eu prefiro não responder a esta alínea!... fico com a música do  Nelson Ned>.. ú qui é que eu faço nos domingos à tarde???!!!  
CLR : - E o jantar, o que vai ser ?
SSP : - vou ter que aguardar a minha mulher voltar para casa porque, ela saiu para ir a um “chá de panela”!... a empregada saiu no horário normal do  expediente de semana americana. - O microondas está desligado,...e  eu só sei pilotar fogão a lenha,  e o "Diners Club" está vencido desde o tempo dos Rolling Stones, quando eu jantei fora pela ultima vez, e chamei o garçon para 
me trazer a conta do "satisfaction"!!! 
CLR : - Planos para a noite ?
SSP : - excelente ideia!... vou dormir e aproveitar o tempo para projetar todos os sonhos que me vierem à cabeça. Afinal tempo é dinheiro!... melhor dizendo, 
tempo é ouro!... e talvez eu sonhe com as minas do Rei Sa lo mão. 
CLR : - Bebidas sociais ?... quais prefere???
SSP:- geralmente eu sou abstémico "xuxialmente" em público, e desabestémicalhado em particular, por isso só bebo em copos tamanho família. Daqueles que a          gente levanta a cabeça na direção do zénite e passado meia hora baixa o gógó, abre a boca e arrota... aaahhhhhhhh!...tem mais um copo?  
CLR: - a) Whisky ?
SSP : - está sendo engarrafado hoje lá nas terras altas dos Highlanders. Mas eu Prefiro o dos Transmontanos de Caravelas de Mirandela, para eu poder beber daqui a 12 anos ou mais.  
CLR: - b) Porto ?
SSP : - Todo o vinho do Porto é feito na minha terra!... só tomo se tiver certificado  de que os vindimadores lavaram os pés antes de entrarem na dorna e até         antes de irem pró lagar...  
CLR: - c) Brandy ?
SSP : - O de São João da Barra é o melhor. Pena que ainda faltam 3 meses para as festas juninas do São João.
CLR: - d) Cachaça ?
SSP : - Não, não posso!... a boa é a da quinta cabeça!... e a essa altura eu já fico sem cabeça para rodar o alambique.
CLR: - e) café ?
SSP : - Absolutamente eu sou viciado nele, porque... desde a cor verde foi meu nascimento, depois fica da cor do Benfica, e por último tem casca marron. Quando se descasca ele fica branco e quando se torra fica preto. -  Misturado com acuçar e batido na xícara fica bege!...  
CLR: - f) Sumos de fruta ?
SSP : - Quando eu estava em Portugal só tomava "real de maçã"... embora não Sendo eu parente do Dom Duarte lá da minha terra - Bragança -  mas depois 
que fui para os trópicos só tomo "sucos naturais", nunca sumos!... (sumos é a primeira pessoa do plural do participio do presente do indicativo do verbo sermos!... ou seja: nós sumos, vós sedes, eles bebem tudo!)
CLR : - Batido de H2O ?
SSP : - primeiro tenho que saber quem é esse, o tal do "agá dois" oh? ... e depois esse Tal de  Óhoooo,... quem são voismecês?!
- Porque foram batidos?...- Roubaram-
lhes a carteira?...  - estavam a jogar baralho e passaram batidos?
-Temos que ter cuidado com as bebidas... por exemplo:  
        A "RED BULL" ACABA DE TER PROIBIDA A VENDA NO MERCADO FRANCÊS E  DINAMARQUÊS POR CONTER SUBSTÂNCIAS QUIMICAS QUE, MISTURADAS COM ALCOOL PROVOCAM LESÕES  NO CEREBRO E  PANCREAS IRREVERSIVEIS . 
​-
 QUANDO TOMADO EM CONDIÇÃO DE RELAXE CORPORAL ONDE NÃO HÁ  EXPANSÃO DAS TOXINAS ATRAVÉS DO SUOR IMEDIATO...
CLR : - Que livro anda a ler (ou o último que leu) ?
SSP : - eu só leio quando estou parado!... por isso não ando a ler nada... mas prometo que vou ler tudo o que os outros autores me quiserem mandar para a minha biblioteca particular.
     - Nem que sejam "ébuques"!... desde já muito obrigado!...  
CLR : - Qual é o seu autor preferido ?
SSP : - primeiro eu,... depois eu! - Depois se me sobrar tempo para ler, ainda sou eu mesmo.  
CLR : - E a sua canção preferida ?
SSP : - todas!
CLR : - O seu (sua) cantor (a) preferida ?
SSP : - Canto-as a todas!... e depois delas, alguns marmanjos que também cantem do meu jeito  de dar "cantadas" a tudo que seja mulher!
CLR : - O último filme que viu (no cinema ou na televisão) ?
SSP : - Lost!...mas como se trata de um seriado eu nunca sei qual é o ultimo.
- Fico 
sempre "perdido"! 
CLR : - O filme que mais gostou até hoje ?
SSP : - Não me lembro o titulo porque passei o tempo todo a olhar p'ro lado esquerdo onde estava a minha cara metade!
CLR : - a) recorda-se daquela vez no “escurinho do cinema” ? … se assim o  entender, pode relatá-lo…
SSP : - Não, não posso não!... Estava tudo tão escuro que eu só apalpei, apalpei, apalpei... até que cheguei na porta de saida e abri a porta para ir embora para casa. - Quando liguei a Televisão faltou a luz!...fui directo p'ra cama. 
CLR : - Dizem que a lua é dos namorados... Você sente alguma diferença na Lua  Cheia (para melhor ou pior) ?
SSP : - Não concordo!... a lua sempre foi dos lunáticos!... e nunca dos namorados. E depois que, em Junho de 69, o Armstrong andou lá a dar pulos de 6 metros de comprimento ela ficou cheia de pé gadas com cheiro de "xulé"  até  porque faltou água na nave de APOLO e por isso eles só tomaram banho depois de 40 dias de quarentena!... é bonito isso???
CLR : - Prefere ser amado (a) ou amar ?
SSP : - Nem uma coisa nem outra... eu não sou "amado" e também não gosto que digam que eu só vivo p'ra mar! - Eu também vivo p'ra terra, p'ra mim, p'rós outros!...   
CLR : - Lembra-se do seu primeiro amor (pode descrevê-lo)?
SSP : - Voismecê acha que eu sou o quê hein?!... "descrevê-lo!!!????...  o mais que eu posso dizer assim de público é que ele era ela!!!.
- Linda, maravilhosa, 
morena, clara, de olhos amendoados, castanhos, nascida no deserto das            welvichia-mirabilis, cabelos longos até à cintura...
CLR : - Hoje escreveu alguma coisa (em prosa ou em verso) ?
SSP : - vidé acima!... ao pensar nela quem é que se lembra de escrever alguma coisa?
CLR : - a) Pode dizer o que escreveu ?
SSP : - já disse. - Melhor dizendo,  já escrevi...
 
CLR : - Qual a personagem que mais admira ?
SSP : - Godot de Samuel Beckett.
CLR : - “Saber quem fomos, para sabermos o que somos” é uma máxima da História Pátria. A pergunta impõe-se: - Qual a figura história do Brasil, que mais admira ?
SSP : - Dom João Cesto (data vênia) que trouxe um bom balaio de cultura para o real engrandecimento deste país continente.
CLR : - E da História de Portugal ?
SSP : - Dom João VI porque levou a capital do país para a cidade maravilhosa e não deixou o Napoleão ser BON no todo,... só foi Bon aparte atrás dos Pirinéus!...
 
Notas avulso do SSP : - “Eu como grande apreciador da História Universal, sei umas coisinhas, tais como:
“Em 1498, Pedro Álvares Cabral descobriu o caminho marítimo para o Egipto, onde conheceu a Cleópatra, que na altura andava “em bons lençóis” com o Ulisses e,... dessa incestuosa relação, nasceu Pêro Vaz de Caminha, autor da ópera A ida (e a volta)a Porto Seguro.
* Sei também que foi lá encontrar  além de Pablo Picasso, o grande pintor da Capela Sistina do Vaticano e, também o Óscar Niemeyer o grande arquitecto do Partenon da colina da Acrópole, que na altura tinha um caso amoroso com a Parteira de D. Carlota Joaquina, tendo esta apelado para a nova lei do aborto.
​* Esta grande epopeia está descrita em “D. Quixote de Lá Nódoa” do grande poeta épico “Luís Vais de Camiões”... que escreveu os Luz ides e voltais à Santa Terrinha!...  

CLR : - Gosta (ou aprecia) Geografia ?
SSP : - Gosto!... claro!... - Quando eu saí de Belmonte vindo de Tras Os Montes eu passei na Cova da Beira a 
caminho de Porto Seguro, e lá eu  perguntei ao "home da Cu vilhã" que naquele tempo era  PM; voismecê sabe
me dizer onde é que fica o norte?.
- Claro!... respondeu ele - olhe voismecê vai lá na loja de  
Sagres, que é onde a terra acaba e o mar começa...
           Lá "xigado" voismecê manda chamar o Infante Henrique, que gosta muito de cerveja gelada em Sagres e passa o tempo todo na taberna em Copa Ca Bana  de segunda a sexta - onde Ele até inventou lá o sextante!
CLR : - Ah sim?!... não sabia... conte-me lá...
SSP : - Ò despeis ele o tal PM (Primo Mané)  contratou o Gago Cou tinho para ir com o Saca Dura tampa de   cortiça do Cabral e da garrafa de binho lá de Caravelas e prontos!... foi só  sentarem-se à mesa e mandar vir mais uma rodada que o norte volta-se logo p´ro sul.
– Entendeu!? ... ou quer ke splike  milhó?  
 
CLR: - Huuuummm ?... sei não!  Mas diga-me como é que gosta de viajar ?
SSP : - de graça!... é a coisa mais divertida que se pode imaginar. A gente recebe o  bilhete e diz que paga quando voltar.
- Depois de voltar a gente diz que é um 
"revoltado" e por isso não paga!... É quando o dono da agência não acredita na sua história e diz: tás a brincar ou u quê!!?? - é muito engraçado. - Vai-se e vem-se sempre Totalmente de graça.
CLR : - Qual gosta mais ?...a) avião ?
SSP : - Avião é a Giselle Bundtchen. Ela  a desfilar no Hide Park em noite de verão com apenas uma "asa delta" ...é um avião do caraças!
CLR : - a) barco ?
SSP : - Barco é uma canoa sofisticada com a primeira classe toda sentada de costas p'ra ré les galera que vai na parte de trás do convés...  
CLR : - b) automóvel ?
SSP : - é um veiculo que se move enquanto não falta a gasolina no motor.   
CLR : - c) motorizada ?
SSP : - é uma motoca pequena!... a mais conhecida é filha do Ti Harley David Son of   a beach AMERICANO...   
CLR : - Indique um local onde gostaria de passar umas férias de sonho (mas acordado) ?
SSP : - Praia do Zumbi na base da duna de areia com um skibunda a escorregar ladeira abaixo!
CLR : - Aprecia mais praia ou campo ?
SSP : - eu gosto muito do campo na praia!... praia só com agua não presta para  deitar e rolar na areia do campo a ver uns braços à mostra!!! e principalmente para jogar uma "pelada".
Mulher só presta "pelada"- hoje fico com a música do 

Mussum - apaixonado peladona do primeiro andar! 
CLR : - Para terminar, quer aproveitar para mandar uma saudação (alô) para alguém em especial ?
SSP : - Vocês, todos são especiais! - um grande abraço a todos os editores desta  brincadeira e espero que gostem.
 
Observações ?: - como eu disse logo de entrada; caso isto não seja publicável, eu saudo o Amigo Carlos e a Lilu  pela sua excelente forma de nos deixar a todos livres para escrever o que mais nos dê prazer porque forçar a inspiração pode ser muito perigoso ,e até pararmos de respirar!!!
Silvino Potêncio/Natal-Brasil -
Ex-Combatente em Angola e Ex Retornado² (leia-se: retornado ao cu adrado lusitano) mas sempre emigrante...  
Formato de Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal
Entrevista revisada do Portal CEN
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 09/03/2016
Reeditado em 28/01/2018
Código do texto: T5568789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.