O puxa-saco

A expressão puxa-saco tem origem nos tempos de guerra onde os soldados eram obrigados a carregarem o seu saco de suprimento e também de seus superiores. O que para muitos, apesar do sofrimento, era motivo de orgulho.

O puxa saquismo deve ser uma doença hereditária, pois todo o puxa-saco tem um filho com igual comportamento e, comprovadamente, nenhum puxa-saco gosta de outro puxa-saco, principalmente no mesmo ambiente de trabalho.

A esposa do chefe geralmente não tem lá grande simpatia pelo puxa-saco do marido e esse não morre de amores (mas disfarça) pela esposa do chefe.

O puxa-saquismo está se proliferando tanto que em breve o Ministério do Trabalho terá que regulamentar a profissão, pois sabe bem o ministro da importância que esse profissional tem para o desenvolvimento de seu trabalho. É ele quem o informa de como andam as coisas e quem está pronto para puxar o seu tapete.

Quando alguém é demitido sem motivo, a primeira coisa que vem à cabeça do infeliz é que “só pode ser coisa do Carlos – aquela puxa-saco”.

Ser puxa-saco (doravante o trataremos apenas por ‘puxa’) tem vantagens que o não puxa nunca terá. Por exemplo, oportunidade de participar de reuniões importantes, beber um bom wisque e se passar por pessoa de alto nível social. Além, é claro, do convívio feminino de alta rotatividade.

Quem leva flores para a amante do chefe no dia do seu aniversário? Nem precisa responder.

Nenhum puxa gosta de ser tratado como tal, mas de ‘assim’ com o chefe. Quando o puxa exagera, o chefe se sente tão constrangido que se obriga a demiti-lo. É óbvio, já tem outro na fila para fazer o serviço de maneira mais discreta, mas com o decorrer do tempo, irá fazer tudo igual.

Tem puxa que sonha com o chefe e chefe que tem pesadelos com o puxa.

O puxa sempre diz para sua conjugue que o chefe exige muito dele, que está cansado daquela vida e que, apesar de ter por ele muito respeito e admiração, um dia chuta o balde.

Mentira.

Dizem que nas grandes emissoras de TV, o puxa-saquismo impera. Se tal atriz renovou o contrato - apesar de seus pequenos dotes artísticos, os demais colegas já levantam dúvidas.

Ou é puxa ou ‘assim’ com a chefia.

E o cordão só tende a aumentar.