NEGO D'ÁGUA PARA PREFEITO DE PROPRIÁ-SE.

Descontentes com as más administrações dos últimos gestores da cidade de Propriá -SE, os moradores saíram pelas ruas reivindicando a candidatura da figura lendária do Nego d’Água para prefeito.

-Queremos Nego d’Água! Para prefeito queremos Nego d’Água!

No início algumas pessoas ficaram abismado com a ideia, mas com os argumentos da turma do movimento em prol da candidatura do Nego d’Água moradores apoiaram a proposta.

-Até o início da década de 70 Propriá era a segunda cidade mais rica de Sergipe. Hoje a nossa cidade é apenas a 22ª mais rica de Sergipe. Historiou um estudioso citadino.

Queremos que a cidade retorne ao seu antigo nome que é "Urubu De Baixo". Retrucou um antigo morador.

-Queremos Nego d’ Água! Para prefeito queremos Nego d´Água!

Pescadores, jangadeiros, canoeiros eram os mais entusiastas da candidatura.

-Com Nego d’ Água no poder teremos uma grande produção de peixe anualmente. Alertava um pescado alegre.

-Vamos até o Japão para trazer de lá um navio indústria para aperfeiçoarmos nosso pescado. Dizia outro com jeito empresarial.

-Fora Codevasf! Fora Codevasf! – berrava outro pescador contra a intervenção do governo federal na política econômica da cidade.

Na igreja São Pedro dos Pescadores a parte religiosa era concretizada;

-Que Deus Esteja conosco nessa jornada. Salientava o chefe do movimento.

Leilão, rifa e festas foram realizadas com intuito de angariar dinheiro para campanha.

Até a turma do futebol deu o seu apoio esperando tirar proveito da situação:

-Vamos fundar o time “Nego d’Água Futebol Clube”. Depois de fundado vamos pedir apoio ao Santos Futebol Clube que tem como mascote uma baleia.

-E o nosso mascote será quem?

Aí todos gritavam:

-Será o Nego d’Água!

O movimento também pediu a revitalização urgente do Rio São Francisco e maiores investimentos nos setores primário secundário e terciário.

-Urubu de Baixo(Propriá) não pode parar de crescer.

Para chamar atenção do Brasil, os moradores interditaram várias vezes a Ponte do Rio São Francisco que liga Proprá (SE) a cidade de Colégio (AL).

-Queremos Nego d’Água!

Com medo, políticos conservadores também apoiaram a eleição da figura lendária.

-Vamos apoiar essa ideia maluca do Nego d’Água para prefeito. Resmungava um coronel contrariado.

-Depois tudo se normaliza e a política de Propriá, ou melhor "Urubu de Baixo", voltará para gente. Apelava outro coronel.

Na cidade o movimento em prol do Nego d’Água contagiou todos. Risadas altas imitando a figura lendária eram dadas por aqueles habitantes ribeirinhos. Comerciantes avarentos encheram o mercado de nadadeiras e escamas falsas dizendo que aquelas bugigangas pertenciam ao Nego d’Água.

-Essas escamas e as nadadeiras pertenceram ao Nego d’Água! Comprem, enquanto é tempo. E o povo apaixonado comprava.

Até rede furada foi vendido no comercio:

-Essa rede foi furada pelo Nego d’Água.

Aí o povo comprava todo estoque de rede furada.

Tudo girava em torno de Nego d’Água.

-Qual é o preço do doce de batata?

-O doce de batata está barato.

-Por que está barato?

-Barateou por causa do Nego d’Água que mandou chuva para nossa agricultura.

A cidade de Propriá- SE produz o melhor doce de batata do Brasil.

E o quilo do arroz?

-Também ficou barato...

Até que num belo dia o povo de Propriá se acordou daquele sonho e o movimento em prol da figura lendária encerrou.

Nem o Nego d’ Água que preferiu ficar no fundo do Rio São Francisco, apareceu para salvar a bela e hospitaleira cidade de Propriá - SE das garras dos retrógrados gestores.

-Viva o Nego d'Água!

-Viva!!!

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 30/06/2016
Código do texto: T5683817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.