PETIÇÃO à moda antiga.

Já havia postado há bom tempo, porém resolvi reapresentar com algumas atualizações.

Trabalhei por muitos anos em escritórios de advocacia e num deles consegui uma cópia da Petição original copiada de um Manuscrito do Século XIX, existente no Arquivo da Câmara Municipal de Florianópolis – SC.



JUÍZO DE DIREITO DA COMARCA DE TROMBUDO CENTRAL.


ILMO. SR. JUIZ DE PAZ.

 
Diz José Soares da Cunha, morador de Mirim – Fazenda Santana da Vila Nova – que sendo casado com Anna do Rosário, em face da igreja, no ano do Império Constitucional de 1833, à vista de Deus e de todo mundo, por sinal que foram testemunhas e padrinhos Antônio da Rocha e Joaquim de Ávila, sucedeu que no dia 3 de fevereiro do corrente ano constitucional de 1834, pelas 8 ou 9 horas da noite, ou às que na verdade eram, pois, ali ninguém tem relógio certo, senão Manoel Teixeira da Silva e o compadre Manoel Borges, tem outro que trocou por uma égua, que não regula, o suplicante e mais moradores se regulam pelo sol, que quando está claro regula certo.
 
Indo a dita mulher muito quite para fiar algodão em casa de sua vizinha Gertrudes, viúva do Manoel Corrêa, cuja viúva é muito capaz e não há que se lhe diga, exceto ser decente, só se for algumas destas desavergonhadas e linguarudas ciganas que tem muito nesta freguesia, do que for preciso o suplicante as denunciará para Vossa Senhoria que cair em cima com todos os Códigos da Polícia do Império, e assim não lhes valerá empenhos, nem padrinhos, nem resolices das ordenações, porque Graças a Deus já foram abolidas as réplicas e tréplicas, quando lhe saiu repentinamente na estrada junto ao córrego, o desaforado José Bento, filho de Joaquim Bento, que o Sr. Juiz de Paz, soubesse cumprir com as suas obrigações o faria prendê-lo, autuá-lo e posto em angola, de repente arrumou uma forte e tremenda umbigada na mulher do suplicante que logo derrubou e ficou sem sentidos, com as partes pubentes à mostra e lhe cuspiu em cima, cujas partes só ao suplicante compete ver, como causa de sua propriedade e que recebeu no dia do casamento até a morte, e como chorasse e gritasse acudiu a viúva Mariana, que lhe esfregou arruda e benzeu, para com muito custo ficar boa, o suplicante não requereu logo ACTO DE CORPO DELICTO, por ser a pancada em baixo da barriga, entre o umbigo e aquela parte mimosa da geração que só o suplicante e a parteira podem ver e mais ninguém, logo que o tal réu, fez a maldade, fugiu e ainda dizendo que foi brincadeira, porque a umbigada foi de má intenção e rixa muito velha, para ver se a mulher do suplicante se deixava ficar como pata para ele galá, porém, vá para o inferno, pois, a mulher do suplicante não é destas vadias e sim virgem e honrada que só tem matrimônio com o suplicante e mais ninguém, apesar de ser muitas vezes namorada por essas pessoas de caráter e de fardas agaloadas, prometendo-lhe patacões e cordões de ouro, porém, ela sempre firme, contente e sem fazer caso disso, pois bem sabe que o suplicante tem atraz da porta uma cotia e um umbigo de boi que lhe havia de ir ao lombo e por isso o suplicante por cabeça de sua mulher quer hoje fazer citar o tal desaforado JOSÉ BENTO, para jurar as testemunhas que o suplicante apresentar desacato, do atrevimento, do desafouro, da pouca vergonha da umbigada que foi uma grande felicidade a dela de não estar pejada, senão eram duas mortes, porque ela abortava. E logo que o suplicante provar o que alega, ser o réu julgado pelos Senhores Deputados Jurados, que se acham agregados e pelo Senhor Juiz de Direito, afim de ser transportado para Lages, em galés e seja acompanhado com escolta de permanentes, que pelo caminho lhe vão dando umbigadas de cipó bem curto. – O Suplicante espera que o Senhor Juiz de Paz, desagravará a sua honra atrozmente ultrajada por bigorrilhas sem educação.

 
Mirim, 28 de março de 1834.

aa) José Soares da Cunha

 

Trombudo Central passou a ser um Município de Santa Catarina somente em 1958, e hoje tem uma população de aproximadamente 6.500 habitantes. As terras de Trombudo Central faziam parte de uma gleba que pertencia ao Dr. Otto von Blumenau. Em 1933 passou a ser distrito de Rio do Sul.

O Município de Rio do Sul, em 1931, se desmembrou de Blumenau por emancipação política, e hoje tem uma população de pouco mais de 68.000 habitantes.

Quanto a Mirim, hoje Mirim Doce, conforme o censo de 2010, sua população é de apenas 2.513 habitantes, e somente passou a ser Município em 1991.
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 25/01/2017
Reeditado em 25/01/2017
Código do texto: T5892735
Classificação de conteúdo: seguro