O CAIPIRA ALFABETIZADO FAZENDO "BULLYING" COM OS COMPANHEIROS ANALFABETOS

O ruralista Matias resolveu mudar-se para a cidade afim de que seus filhos pudessem estudar. Resolveu-se matricular no Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) Criado durante o regime militar. Ele se levantava ás cinco da manhã e subia em carroçarias de caminhão para trabalhar na roça. Chegava à casa a tarde e mesmo muito cansado ia para a escola noturna.

Como possuía uma razoável inteligência, foi se destacando entre os colegas. Gostava de mostrar o que havia aprendido para seus colegas trabalhadores. Todo sábado reunia-se com seus colegas de trabalho no boteco do Zelão, onde bebiam e jogavam cartas, sinuca, etc. Não perdia oportunidade de “tirar onda” mostrando seus conhecimentos, principalmente quando bebia uns goles. Seus colegas não gostavam, achavam que ele os estava humilhando.

Certa noite ele jogando um carteado perguntou aos colegas:

-Qual de vocês sabe quem foi Pedro Álvares Cabral?

Ninguém respondeu. Ele disse:

-Pedro Álvares Cabral, seus tapados, foi o homem que descobriu o Brasil...

E foi fazendo perguntas e mais perguntas, sem resposta. No meio da turma havia um sujeito ranzinza chamado Jeremias, que não gostava de muita conversa. Matias perguntou:

-Quem sabe quem foi Frei Henrique de Coimbra?

Ninguém sabia. Ele disse:

-Frei Henrique de Coimbra foi o padre que celebrou a primeira missa no Brasil, seus ignorantes... Jeremias disse:

-Frei Henrique de Coimbra eu não conheço, mas conheço o João Fabrício...

Matias fingiu que não ouviu e perguntou:

-Quem aí sabe quem foi D. Pedro I?

Esperou um pouco e disse:

D.Pedro I foi o imperador que declarou a independência do Brasil.

Jeremias disse:

D.Pedro I, não conheço, mas conheço o João Fabrício...

Matias tornou a perguntar:

-Quem sabe quem foi Duque de Caxias? Como ninguém sabia, ele falou:

-Duque de Caxias foi o comandante do exército brasileiro na guerra do Paraguai... É o patrono do exército brasileiro.

Jeremias mais uma vez, disse:

-Não conheço Duque de Caxias, mas conheço João Fabrício...

Matias já estava perdendo as estribeiras, mas tornou a perguntar:

-E a princesa Isabel, quem sabe quem foi?

Como ninguém falava, ele disse:

-Foi princesa Isabel que assinou a lei Áurea, que libertou os escravos...

Jeremias tornou a dizer:

-Não conheço a Princesa Isabel, mas conheço o João Fabrício...

Matias irritado, deu um tapa na mesa e gritou:

-Escute aqui, tem bem uma meia hora que estou falando de pessoas importantes da história do Brasil e você só me fala nesse João Fabrício... Afinal de contas, quem é João Fabrício?

Ele deu uma tragada em seu cigarro de palha, deu uma cuspida de lado e disse:

-João Fabrício é o sujeito que come sua mulher toda noite enquanto você vai pro Mobral...

***

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 26/01/2017
Código do texto: T5893247
Classificação de conteúdo: seguro