Escalda pés

Antigamente o pessoal da roça tinha o hábito de lavar os pés antes de dormir. Minha avó sempre recomendava fazer isso antes da janta para não dar congestão.

Hoje sei que isso é um "escalda pés" e realmente é muito bom para relaxar os nervos e garantir um sono tranquilo. É claro que os cuidados sobre a refeição, passado de pai para filho, era uma crença infundada sem justificativa científica. Pra mim tanto fazia porque eu sequer entendia o motivo do ritual.

Só sei que numa dessas passei a tarde toda num sítio, escureceu, a gente proseando, ouvindo o radinho de pilha, as modinha caipira, a "Voz do Brasil", mais moda caipira, noticiário, mais moda caipira, escureceu, foi ficando cada vez mais tarde, a barriga roncando, nada de comida ou lanche e de repente, sem mais nem menos, o dono da casa resolve que era hora de se recolher e descansar os ossos para o batente do dia seguinte.

- Moço, cê qué lavá os pé pra dormir?

- Querer eu até que quero, mas será que não faz mal lavar os pés sem jantar?

- Esses moço da cidade... é tudo ingnorante memo!

A estratégia da indireta não funcionou, ele se fez de desentendido, não trouxe a gamela com a água quente e muito menos algo para forrar o estômago. Só o cobertor e a esteira de tabôa.

E eu dormi com a barriga chata em cima dela. No outro dia ele ainda reclamou que eu roncava dormindo... Era, na verdade, a minha barriga!

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 04/03/2017
Reeditado em 04/03/2017
Código do texto: T5930803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.