Departamento de milagres

Completamente confuso e sem ter uma idéia de como é que foi parar ali, um homem caminhava em direção a uma única sala por um longo corredor. Alguns metros antes de adentrar na sala, conseguia ouvir o ruído dos funcionarios conversando e digitando, como que trabalhando ativamente.

Ao chegar na porta, observou por alguns minutos o local. Papéis por toda a parte e em todas as mesas. Em sua frente, dois funcionários sentados á mesa discutiam:

- Mas como é que ele pode se curar dessa gripe em duas horas, Adamastor?

- Poxa, Amâncio. O cara não tira férias faz quatro anos!

- Mas ele nem sequer tomou uma vitamina C, Adamastor!

Interrompendo a discussão, o homem pergunta:

- Com licença? Onde é que eu estou?

O barulho de discussões na bagunçada saleta aparentando uma antiga repartição pública formada por quatro pessoas foi totalmente quebrado pela pergunta do homem que se encontrava de pé na porta. Um deles respondeu:

- Aqui é o departamento de milagres. - Respondeu um deles, aparentando 60 anos e olhando para ele sobre os óculos no nariz - Você que veio trazer os novos pedidos?

- Não, eu não. Pera aí, como assim departamento de milagres?

- Simples, meu amigo. Toda vez que vocês lá na vida terrena pedem algo que não está ao alcance de vocês para uma força superior, a gente recebe um pedido. Atendemos por mais de 300 nomes, incluindo Deus, Cristo, Alá, Buda, krishna e recentemente adicionamos o nome de universo também.

- Olha lá Adamastor - interrompe outro colega - Aquele cara pedindo um milagre pra emagrecer de novo.

- Aí fica fácil, Amâncio! Ele não toma nenhuma atitude, não tenta mudar nem sequer um hábito alimentar e pede pra gente resolver! Poxa o que é que a gente faz dessa vez?

- A gente vai ter que fazer ele se arrepender dos hábitos atuais dele. De repente colocar gente pra fazer críticas no caminho dele? Assim ele tenta mudar...

- Aí ele pira, lembra que ele não aceita críticas? E provavelmente volta pior do que como era antes. Melhor a gente ignorar esse pedido.

- E esse outro aqui? Este outro quer que a vizinha dele se case com ele um dia. Eterno apaixonado!

- Ah, "pó" parar! - Disse Adamastor jogando seus óculos na mesa - E ela não tem direito a ter vontade própria? Quem disse que ela gosta dele? As pessoas acham que esse departamento ultrapassa os limites dos outros! Fica difícil! Pode jogar esse pedido fora também! Ele que encontre uma paixão que corresponda! A vizinha dele gosta de outro. Inclusive ela já pediu pra não encontrar ele na rua uma vez. E eu atendi.

- Espera aí! - Interrompe o homem de pé na porta - Quer dizer que todas as coisas loucas que acontecem na vida e que consideramos milagres são feitas por vocês?

- Sim! Aliás aquele dia que você pediu pra achar seu carro intacto foi difícil! Poxa, dá pra trancar a porta na próxima? Facilita aí, chefe, eu não levanto dessa mesa faz 6 mil anos!

- E esse aqui, Adamastor, criança de 4 anos pedindo pro papai ser aprovado na entrevista de emprego amanhã.

- Passa essa pra Marlene lá atrás! Ela garante o bom humor do entrevistador amanhã. Aliás o entrevistador vai visitar um amigo no hospital amanhã e pediu a cura dele. O problema é que o cara fumou 30 anos seguidos e aí?

- Sim, mas ele tá meio arrependido no hospital. Chegou um pedido dele falando que vai mudar se tiver uma segunda chance.

- Tá bom, dá a segunda chance. Mas ele tem cinco anos pra mudar hein?

Adamastor vira-se novamente para o homem e diz:

- Chefe, é simples. Aqui chegam mais de dois trilhões de pedidos diários. Você nem imagina o quão surreal alguns são. Todo mundo precisa de um milagre na vida. Mas algumas vezes o maior milagre vem da sua própria mudança de comportamento, e não de nós. Por exemplo, um me pede pra ser um grande empresário, mas o coitado não sabe nem administrar a vida dele com o salário que tem. Daí a gente né, sei lá, dá um empurrãozinho, né? Manda umas dificuldades financeiras pra ele aprender como fazer, faz ele quebrar o celular pra ele sair do facebook e estudar um pouquinho, mas aí ele desiste por que de repente a vida ficou difícil. Mas ele que pediu, chapa! Como é que a gente transforma as pessoas? Dando tudo o que elas querem? Mas nem você que é pai faz isso com teu filho! Algumas vezes nós ajudamos. Outras vezes, vocês podem fazer por vocês mesmos. Agora que você sabe que o departamento existe, pelo menos tente! Faz a sua parte né, chefe? A propósito, tá na hora de você acordar. Ah, antes de ir, dá pra me fazer um favor? Você vai encontrar um senhor no elevador e ele não recebe um bom dia há pelo menos seis anos. Quebra essa? Faz esse milagre aí por mim?

Marcello Morettoni
Enviado por Marcello Morettoni em 17/03/2017
Reeditado em 15/11/2021
Código do texto: T5944313
Classificação de conteúdo: seguro