Exclusivamente para o meu amigão Judd

Judd meu amigo, preciso que você, amigo, leia isso... enchi o latão, fui parar no hospital. Laudo: coma. Comi tanto, que senti cólica. Não, não foi menstrual; descerá daqui uns dias, espero! Foi cólica renal. O problema começou quando tomei um Som risal para combater a tristeza. Veja você que beleza? Tristeza na virada de ano. Aliás, a virada foi tão virada, que revirou. Estou de pernas para o ar. Endividado.

Meu amigo, Judd tá mal. Voltando do coma e chegando em casa, nunca havia visto nada daquilo. Uma mesa saborosa: pernil, batata frita, cebolinha, coentro, munguzá, farofa, dá para esperdiçar. Frutas. Se estivesse bem, maça. Mas dei coma? Comi leitoa, pão bolorento, café do Bento. Peru, Lima, Equador, arroz com nozes. Eu e você. Coca cola. Cervejada. Churrasco. Linguiça. Fubá. Jerimum. Articum. Já comeu jerimum? Bão demais. Broa de milho. Mandacaru. Carneiro. Cabrito. Choriço daqui do Norte. Morcela de vocês aí em Sum Paulo.

E o Alckimim, com os trem dela: Ainda tá morando no Imirim. Nunca mais nos falamos? Leitão a pururuca; sapo à perereca. Aí pim. Que vergonha quando tirei cueca. Estava melada. Olha, sei que foi uma festa.

Quando acordei, estava no hospital. O médico me olhando com cara de peixe morto, porque também se esbaldou de tanta comida. As barrigas pareciam dois tambores: bum, bum, bum. Por pouco fizemos uma escola de samba. Numa ressaca, daquelas de incendiar radiador. Olhos iguais dois tomates passados. Dois camelos. 10 litros de água. Num tapa foi tudo e ainda faltou água para lavar as ramelas dos olhos. Seca na Cantareira. Por fim, era feliz 2018 e acordei. Estava atrasado para escrever para o pessoal do RL. Deveras, sou um sonhador. Aqui estou dando continuidade a minha fome, não de comida; mas de palavras. Solitária solitário. Pobreza, beleza, né sua alteza?!

Lembra da Tequinha? Isso, minha mulher: fugiu com outro. Boa sorte para eles e feliz 2018. A primeira filha de 14 anos se perdeu, está com uma cria de 2 meses. A outra, transformou-se numa parideira e está com uma ninhada de 5; fora a barriga estufada. Aqui agente fala que está embarrigada, prenha. Adivinha: bateu, ficou. Diferente de Ford velho, pega fácil e não derrapa na ladeira. Bateu na chave, virou o motor. Fogo dos diabos.

Tá difícil, se sobrou alguma coisa em sua casa, por favor, encarecidamente, manda pra cá. Sistema de livro, porque minha biblioteca é ignorante assumida e nem endereço possui. Sem outro meio, estou acordado do sono profundo com a barriga nas costas. Ô fome da moléstia! Prefiro desejar ano velho a todos, pelo menos tinha de quem falar: Temer. Bom ano para você Temer. Melhor impossível...; ou melhor, Bolsão ou Naro, ou os dois juntos para Presidente em 2018.

Que faça mesmo as reformas. Olhe para mim e reforme o meu barraco. Minha palafita. O Lula fez o plano meu barraco, minha favela; mas por demais caro. Viche, que eram 200 mil reais por um pardieiro! Do do ex-Presidente Mula, só sobrou os médicos do projeto Abanos Cu, que é de procedência turco/libanesa sei lá, fui medicado por um deles em certa ocasião; e veio no bojo, junto com o projeto dos cu abanos. Judd meu amigo, com suportou ler isso? Fui, porque a aurora está raiando e o dia já vem; com ele, a polícia também. Corri que se roubou muito, justiça dos os homens já vem: em coma descendo pelas pernas, quê delícia! Tesão para um homem que sonhou que comeu tudo e acordou em coma de tanta fome. Esqueci meu nome no prontuário da recepcionista.

Por favor, se achá-lo, devolva-o. Sonhei que tristeza pouca em 2017 é bobagem e acordei depressivo em 2018. O ano promete! Só faltam mais 364 dias e 18h para o adeus ano velho, feliz anus novo, que tudo se realize, no anus (meu neto) que vai nascer, muita tristeza no rosto, fome na barriga para dar e vender. Quer comprar? O doutor é rico, não precisa dessas coisas. UFA que paródia infeliz! Tenho que ir, o jato está me esperando para ser passado a limpo pelo senhor, doutor e excelentíssimo Moro. É assim que tenho chamá-lo. Fui condenado no mesmo dia que o Lula, a alma mais honesta desse país. Tchau Jud, amigão indissolúvel!

E cuidado com o Lula, com o Temer, com o Aécio, com o Maluf, com o Bolsonaro, com a Marina, com o padre, com o pastor, com a Receita, com o médico, com a escola do filho, com o DPVAT, com o IPTU;... etc. Etc. Etc. Leões famintos prestes a te devorar...; o que fizestes para eles?

Obs.: ei, não era para você ler, abiúdo! Escrevi exclusivamente para o meu amigão Judd.

Utilidade Pública (Edição Natalina)

Começa nesse exato instante as fofocas do dia e as retrospectivas do ano. Vamos direto à estação metereológica. De lá fala o repórter Mutagambi:

- A estação metereológica Recanto das Palavras prevê chuvas intensas de frases feitas, tais como: Feliz natal e Próspero ano novo, para hoje, amanhã e no decorrer da semana. Segundo o mapa analisado: "É dando presente que recebe", as chuvas irão até às 23h, 59 min e 59 s do dia primeiro de 2018. Após esse período, seca absoluta de felicitações por mais de 11 meses.

Lembro-vos que invariavelmente, toda carne saborosa, tanto branca como vermelha, possui ossos em seu interior. E alguns túneis assentados nas matas, são frios e estreitos buracos negros. Acenda os faróis.

De touquinha vermelha na cabeça porque não suportava mais o nariz de palhaço, finalizo por aqui com um "Ho! Ho! Ho!" para o seu café da manhã. Desejamos ao nosso leitor um feliz natal; e para fugir à mesmice das frases feitas, um excelente ano vindouro. Ratificando: "excelente ano vem touro" no zodíaco chinês.

Missa de Sétimo

Amigos e inimigos do Recanto espalhados por quaisquer rincões, por quaisquer canto, é como tremendo pesar que convido-os para a celebração da Missa de Sétimo dia de falecimento de meu, de seu, de nosso amissíssimo. Sim, digo amigo porque era expansivo, bem quisto, boa praça, sempre sorridente.

Quem de vocês, ao menos um, não sorriu ao lado dele. Tinha lá suas inconveniências, não há dúvidas, mas no computo geral, mais dava alegrias do que estressava-nos. Com ele vivemos grandes momentos ao lado do ovacionado Temer, disparadamente, o melhor Presidente do país. Divertimos muito com os programas de auditório do Faustão, Luciano Hulk, Ana Maria Braga e tantos outros.

Ao cair da tarde, quando um sol morno olhava-nos de soslaio atrás das colinas, corríamos para frente da telinha para assistir as novelas. Indiscutivelmente, nosso amigo realizou e fez nos realizar. Altruísta, dividia o que não tinha. Verdadeiro socialista por assim dizer; não deixou faltar um grão de arroz na casa de ninguém. Para isso, bastava trabalhar. Como dizia em vida, trabalhou, comeu, dormiu e defecou. Brincalhão, nosso amigo sempre foi assim: brincalhão.

Aposentadoria. Respeitosamente com os idosos, cumpriu rigorosamente as datas. E era ir no dia marcado a CEF que a grana estava disponível para essa classe que ele tanto valoriza. Enfim, um amigo de conquistas e glórias que muito fez para todos nós. Aqui no Recanto, inspirado por ele, como escreveram belos contos, elucidativas crônicas, líricas poesias! Alguém pode dizer o que tem nada a ver tal coisa; claro que há, todos nós estamos respirando e parte dessa façanha deve-se a Natureza e outra, a ele. Nos deu essa condição suprema por 365 dias. Pense se tivéssemos nas condições que ele se encontra: espichado no caixão, suportando 7 palmos de terra nos zoios.

Comparando mal, como Cristo, ele deu a sua vida, mas manter a nossa. Para nos salvar. Agora é a ocasião de homenageá-lo. Rendermos glória a ele. Não sejamos ingratos, compareçam todos. Venham. Tragam flores, velas, finquemos os joelhos no tablado, tragam o terço, ramos para benzedura e oremos por ele. Mais do que merecido. O Padre jogará água benta nos celebrantes.

A missa será celebra pelo seu amissíssimo Luis Inácio o mula, da silva. Coroinhas: Dilma Rousseaf, Roberto Jeferson, Paulo Maluf e Aécio Neves. Passando a sacolinha de arrecadação, Joesley Batista. Este e tantos outros, ganharam indulto especialmente para prestigiá-lo. Afinal, todos eles, assim como nós, sobrevivemos dignamente ao seu falecimento.

Poderia escrever mais, muito mais sobre ele, mas quem está respirando, sabe melhor que quem escreve este, o quanto ele fez por nós. Aliás, sobre saúde, abriu inúmeros hospitais de primeira linha; com médicos competentes e excelentemente remunerados que não reclamam nada das condições de trabalho.

Foi com lágrimas nos olhos, chorando copiosamente, que noticiei a Missa de Sétimo dia de falecimento de 2017. Como todos, devemos nossas vidas a ele; se não, o ente querido estaria anunciando a sua missa de sétimo dia, ou de mês, ou de ano de seu falecimento, leitor. És feliz e se não sabia, que saiba agora: 2018 só será possível para você, por causa dele, o nosso grande amigo e já saudoso, 2017. Ou como outros, vai se acovardar com a caminhada e ficará pelos caminhos?

Horário: amanhã às 23 horas.

Local: Recanto das Letras.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 01/01/2018
Reeditado em 08/01/2018
Código do texto: T6213790
Classificação de conteúdo: seguro