“DONA DELEGADA, PRENDE O TADEU!”

“DONA DELEGADA, PRENDE O TADEU!”

Dentro dos moldes antigos dos casamentos matutos (casamento na roça) onde o Coronel faz o casamento de sua filha grávida com um cabra que queria fugir...., esse texto é uma versão atualizada mais com muita confusão onde o leitor vai dar muita risada..

Texto Geraldo Brito

Personagens:

Delegada Rosa

Tadeu José namorado da delegada

Jose Tadeu namorado da Irmã do Coronel

Padre

Coronel

Irmã do Coronel

Entra Tadeu apresado tentando se arrumar e atrás dele vem a Delegada com ar de autoritária gritando.

Delegada Rosa – Tadeu seu cabra da peste volte aqui!.... ta pensando que eu não te prendo?, Tu acha que vai cume gostoso e depois vai ficar por isso mesmo?

Tadeu José – (Apressado e tentando se arrumar olhando pros lados) Olha Delegada Rosa océ sabe que o erro não foi só meu, quando um não quer dois não faz nada...

Delegada Rosa - Oxi! vc acha que esse filho que to esperando foi um erro?...(cara de triste) É! Acho que o erro foi só meu mesmo?, é realmente foi, pois te prendi tantas vezes que me deixei levar por tudo que vc me disse! (Imitando Tadeu) “Rosa vc é a flor do meu Jardim, eu tiro seus espinhos e fico com vc todinha pra mim”... (choramingando) então foi tudo mentira né? seu...

Tadeu José – (tentando acalmar ela e olhando pros lados pra ver se vem alguém) Calma Rosa! Océ sabe que eu gosto e quero casar com océ pois, (para a plateia) depois que eu comecei a frequentar a delegacia eu me apaixonei por tu...

Delegada Rosa – (choramingando) Frequentar?! É ! realmente, todo dia tu frequentava preso mesmo, era muito pai querendo te pegar por causa das moças que tu enganava ...(para plateia) ai, eu besta, coração mole, me deixei levar...(mostrando a barriga) e agora vc diz que foi um erro...

Tadeu José – Não é isso minha flor, océ ta entendendo tudo errado, mais é que...

Delegada Rosa – Mais o que? (observando ele que esta olhando pros lados) Tu ta me escondendo alguma coisa Tadeu José? (desconfiada) Océ me disse que só tava namorando comigo! E agora ta ai suando que nem cuscuz, olhando pros lados e todo apresado....

Tadeu José – Oxi!(para plateia) (meloso) Tu acha que eu teria coregem de mentir pra océ? (vendo o coronel vindo) Olhe minha flor, eu to apresado porque eu tenho que resolver umas coisas lá na cidade mais eu vorto e agente resolve isso tudo viu?...

Delegada Rosa – Oxi! volta aqui... (derretida para plateia) Ta vendo ai porque eu não consigo fazer meu trabalho! (acenando para Tadeu José que sai em disparada)

Entra o Coronel pelo outro lado puxando sua irmã que parece mais sua mulher chorando (dramalhão mexicano)

Coronel – Delegada Rosa ate que enfim te achei!

Delegada Rosa – O que foi seu Coronel? Que desespero é esse? (com a mão nos ouvidos) quem é essa senhora que ta gritando mais alto do que a sirene da viatura?

Coronel – Minha irmã...

Delegada Rosa – (Para plateia) Oxi! Eu pensei que era sua mulher... (a irmã do Coronel olha pra ela e para a plateia com cara de raiva) Sim! o que tem sua... irmã?

Coronel – Olha Delegada, minha Irmã, essa formosura que ta ai... foi enganada... Iludida... (gritos e choros e o coronel tenta acalmar a irmã) a bichinha ta um desespero que só... a minha Irmã era só alegria de repente entristeceu o cabra fez tanta promessa depois desapareceu bem que eu avisei pra ela, tem cuidado com o... (ele é interrompido pelos choros e gritos)

Delegada Rosa – Oxi!? (olhando Para plateia como se soubesse o nome de quem fez o mal a moça) E o senhor sabe o nome do meliante?...

Coronel – Sei sim delegada! é um tal de Tadeu...

A delegada coloca as mãos pro alto anda de um lada pro outro mostrando um certo desespero

Coronel - foi ele que pegou a minha irmã e...

Delegada Rosa – (Espantada para plateia) Cumá?! Não é possível pegar essa... essa...

Coronel – Essa o que Delegada?...

Delegada Rosa – Não é possível, ele não iria ter coragem de pegar essa senhora...

Irmã do Coronel – (chorosa) Senhorita tá! e é possível sim! aqui a prova (mostrando a barriga)

Delegada Rosa – (para plateia) Miserável carniceiro, não dispensa nada... a se eu pego aquele. aquele...

Coronel – Tadeu delegada! Tadeu é o nome dele... mais bem que eu avisei pra ela tem cuidado com...

Delegada Rosa – (Grita nervosa)TADEU! Eu já sei seu Coronel... (para plateia) Mais como aconteceu isso se ele tava sempre comigo?

Coronel – O que foi que disse delegada?

Delegada Rosa – (como se tivesse em transe) Oi!? Nada não, só queria saber como aconteceu isso?

Irmã do Coronel – Olha só Delegada Rosa (abraça como se fosse intimas)posso te chamar de Rosa? ... pois é Rosinha ele chegou como quem não quer nada me chamando de meu amor, meu bem, falando que eu era a flor mais bela...

Delegada Rosa – (se soltando) O que?! Ele falou tudo isso pra vc?

Irmã do Coronel – E muito mais, (para plateia) e ai já viu né? (mostrando a barriga)

Delegada Rosa – A se eu pego esse filho de uma....

Coronel – Calma Delegada minha irmã precisa dele vivo! (mostrando a barriga)

Delegada Rosa – Mais eu não! (se ajeitando como se fosse caçar) Tadeu?! (procurando na plateia) onde tu ta seu cabra?

Coronel – Oxi! a delegada reto agora, (para plateia) parece ate que foi com ela..

Irmã do Coronel – (tentando abraçar) Oxente Rosinha, tenha calma que meu filho não pode ficar sem pai...

Delegada Rosa – Mais o meu pode! (tirando a arma da cintura)

Coronel e Noiva (se olham) – Oi??!!!! Espera ai, vc ta grávida e o filho é de Tadeu?

Delegada Rosa – (choramingando) É!éééé (abraçando a noiva e as duas choram como dramalhão mexicano vão para o lado e o coronel para frente do palco para falar com o público)..

Coronel – (para plateia) Que tiro foi esse?!, agora lascou foi tudo, eu querendo tira a coroa do barricão, ai vem o Tadeu e... também deu um creu na delegada...(nesse momento entra o José Tadeu namorado da irmã do coronel)

Entra Um homem de nome Josè Tadeu namorado da Irmã do Coronel como se tivesse fugindo olhando pra trás e se bate com o coronel que esta olhando pro público e se virando

Coronel – (prendendo ele pelo braço) Olha só quem apareceu! O Tadeu!

Irmã e delegada – (se olham e falam o nome com alegria mais entonação diferente ou seja noiva de alegria por tem achado o pai do filho e delegada por não ser o Tadeu dela) TADEU!!!!???

Irmã do Coronel – (sai correndo e agarra o homem e falando para delegada) Ele é meu eu cheguei primeiro...

Delegada Rosa (para plateia, aliviada) Ufa! Pode fazer bom proveito....

Entra o Padre e o Tadeu José namorado da delegada Rosa conversando e a delegada corre para abraçar

Delegada Rosa – Seu peste onde tu tava? quase eu ia te matar.

Tadeu José – (Todo meloso) O que foi minha flor eu não disse que voltava? E vim com uma surpresa...(mostrando o padre) como o padre daqui ta de férias fui na cidade buscar esse pra mode nois casar.

Coronel – Oxi! então pode fazer as festança que eu pago pois minha Irma vai casar também

José Tadeu – E quem disse que eu quero casar?

Delegada e Coronel (tirando a arma da cintura) Nois!

José Tadeu – (Para plateia) já que vcs pediram com educação eu caso...

Padre – Mais meus filhos casar aqui? Sem padrinhos?

Coronel – Eu sei que agente ta aqui na praça, mais vamos aproveitar que já ta arrumada pra festa de São João... e pelo caminho da carruagem... (mostrando as barrigas)

Padre – Desse jeito vou ter que declarar marido e mulher e vamos cair na brincadeira...

FIM