O tempo não pára!

Em uma semana santa, há pouco tempo atrás,houve um debate em uma cidade do interior de um Estado nordestino.E o assunto em questão era Pôncio Pilatos ,inocentá-lo ou condená-lo? E o evento aconteceu em um pequeno Teatro, e os debatedores eram, um advogado e um professor de Filosofia.O Advogado era um sujeito centrado,bem comportado e possuía uma erudição admirável, e claro, com muitos conhecimentos jurídicos. O Professor, o oposto, era irresponsável, boêmio, exagerava no consumo da bebida , e naquela ocasião,chegou atrasado.No entanto,também era muito culto, e iniciou-se o debate,e o Advogado se incumbiu de condenar Pilatos, e foi logo apresentando a sua retórica; e afirmava que Pilatos era um dos personagens mais intrigantes da Biblia Sagrada, e que ele poderia ter salvo Jesus,porém, ressatava o Advogado:” faltou-lhe coragem,ele sabia que Jesus era inocente e não seria possível condená-lo,viria a crise de consciência, e soltá-lo poderia criar-lhes problemas futuros; e aí então, ele recorreu a solução que eu considero covarde, lavou as mãos e entregou ao povo, o destino de Jesus. É bom que lembremos que não havia ,na época, aquela forma de julgamento”. E o Advogado,com entusiasmo, pedia ao público presente a condenação de Pôncio Pilatos.E chegou a vez do professor fazer a defesa daquele ilustre réu.E de imediato concordou com o seu oponente ,no que diz respeito a importância daquele personagem bíblico, ressaltando que Jesus levou Pilatos a sério,houve diálogo,e lembrou aquela pergunta imponente de Pilatos: "Você é o rei dos judeus?-Respondeu-lhe Jesus: "Tu o dizes".E o professor,eufórico com o efeito do álcool ,dizia para a plateia como Pilatos era uma pessoa séria,uma verdadeira autoridade, e era Romano, enquanto Herodes, um Judeu, foi ignorado por Jesus, e o professor falando alto:”Herodes não estava nem aí para a condenação ou absolvição de Jesus.O que interessava a Herodes eram sexo, drogas e rock'n'roll”.Aí um espectador, por ingenuidade ou irreverência,disse:”epa, nos tempos de Jesus ,não havia rock'n'roll”. O professor ,muito seguro,dizia: “havia sim! O espectador insitiu:”não”.E o professor cheio de deboche ,concluiu:”olha para a cara do Keith Richards, vê se ele não é da época de Jesus”? É ,o tempo não pára, e tudo vai indo embora; as caras, as caretas!

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 17/05/2018
Reeditado em 18/05/2018
Código do texto: T6339122
Classificação de conteúdo: seguro