NA ESCOLA...

“Nós não precisamos de educação”já dizia a música Another Brick in the Wall, do Pink Floyd. Para quem achou que este texto vai falar sobre escola ...acertou!

Entramos na escola com 7 anos, na classe de alfabetização e saímos com 17, rumo à universidade.Não é à toa que o colégio seja tão importante em nossas vidas, afinal, foram lá que se desenrolaram os principais acontecimentos de nossa vida de criança e adolescente.

Mas não é sobre isso que vou falar...vou falar das temidas, das assustadoras...disciplinas!

Ensino Religioso/Filosofia-->o tipo de matéria que não assusta quanto a dificuldade, pois depende muito mais da interpretação pessoal.Mas Filosofia...discutir qual o sentido da vida e outras questões cabeludas não é bem o que os jovens gostam de fazer!Sem contar que nesta disciplina não existe o certo e o errado, e sim “o ser e o nada”, como dizia o...bom, não me pergunte.Seria legal se...enquanto religião é algo pessoal e intransferível e a filosofia é extremamente pessoal e mutável, seria bom se esta matéria não existisse ou fosse opcional!E lembrando que hoje, as aulas de Ensino Religioso estão ficando no estilo “Roberto Shiniashiki”, com palestras motivacionais que fariam qualquer executivo querer entrar de novo na escola...

Física-->números bizarros, cálculos sinistros, desenhos aterrorizantes...Medo!O que parece uma cena de “Código da Vinci”é na verdade o quadro-negro na aula de Física.

Assusta ver aquele monte de números que não se sabe de onde vem, pulando na nossa frente como saltimbancos do Cirque du Soleil! E o que dizer das fórmulas...são milhares, como se fôssemos elefantes para nunca esquecer...Seria legal se...tivéssemos aula prática de Física!Mexer em circuitos eletrônicos, observar as estrelas, mexer com ímãs...

Matemática-->mais uma com números malucos!Mas esta disciplina não é tão sinistra quanto a Física,pois não temos tantas fórmulas e tantos desenhos medonhos...Eu hein!Apesar disso, tira o sono de muita gente, porque não é mole lidar com muitos números...Seria legal se...fizéssemos uma caça ao tesouro com muitos problemas matemáticos!!!

Língua estrangeira-->Inglês,espanhol, alemão, piraporense...depende do colégio em que se estuda!Há as patricinhas que escolhem inglês para poder falar com suas “best friends”, há os folgadões que escolhem Espanhol “porque é parecido com o Português, meu”..Sei...nem sabe falar direito e já quer partir pro castelhano!Seria legal se...viajássemos para os países onde as línguas que estudamos são faladas!Inglaterra, Espanha, Alemanha seriam nossos locais de estudo!!!

História-->interessantíssima...só com ela podemos descobrir como viveram nossos tataravós!Desvendamos o passado e criamos uma conexão com o que acontece hoje...mas isso não é lá muito empolgante se estamos loucos para ir embora e o professor com aquela cantilena sobre a revolta das batatas ou algo assim...Seria legal se...voltássemos no tempo e vivêssemos na pele o que está sendo ensinado em aula!

Geografia-->relativamente fácil, pois é puramente teórica.Se lê o livro, vai bem na prova.Preste atenção na aula, copie o que está no quadro...enfim, é uma disciplina padrão.Mas é muito chato fazer mapas!!Seria legal se...em vez de fazermos mapa do Nordeste brasileiro e suas condições de relevo, que tal irmos até lá investigarmos de perto?

Língua Portuguesa/Literatura-->para o pessoal que não gosta de ler e cuja última leitura foi Pocahontas, esta matéria não é lá muito agradável...porque tem muita leitura...e não estou falando de Os três porquinhos e sim de coisas aterradoras como Os sertões!Enfim.É a mais importante de todas, pois é a base para interpretar as lições de qualquer disciplina!Seria legal se...fizéssemos um concurso tipo “Soletrando”!

Química-->tetracloreto de potássio, seleneto de enxofre, nitrato de prata e o célebre cupreto de índio(hehe)

Nem no estoque da farmácia você ia encontrar nomes e fórmulas tão elaborados!É impossível assistir a uma aula de química e não se sentir um profissional desta ciência...

Seria legal se...aula prática de química SEMPRE! Mexer com as substâncias, fazer experiências malucas...

Biologia-->Quando o professor fala sobre a teoria evolucionista, você se sente o próprio Charles Darwin.Mas quando ele apela para assuntos como nucleotídeos, alelos e cadeia de dupla hélice do DNA, você automaticamente se transporta para o laboratório do Greg, do CSI. Afinal, só sendo um geneticista para entender a maravilha que é o genoma humano. Seria legal se...se o assunto são células, usemos um microscópio potente para observá-las!Se for a evolução do homem a partir do macaco, passeio no zoológico! E se o papo for o temido DNA, vamos fazer uma visita a Grissom e sua turma!!