BEIJOU TEM QUE CASAR

Texto Geraldo Brito

BEIJOU TEM QUE CASAR

Personagens:

Coronel

Dona Filô Mãe

Chiquinha Noiva

Zé Ruela Noivo

Manoel Amante

Padre

Resumo:

Essa confusão se deu pois, Manuel engravidou a Chiquinha e antes do casório sumiu, ai para a filha não ficar no barricão o Coronel vê a oportunidade de casamento de sua filha com o Zé Ruela depois de pegar os dois se cumprimentando com um beijo no rosto...

Entra o Coronel Duarte puxando o Zé Ruela pelo Braço

Coronel Duarte – (trazendo o Zé com se fosse bandido) Vamos logo seu cabra safado!, Tá pensando o que?, comigo é assim... fez o que fez com minha fia e pensa que vai ficar por isso mesmo?

Zé Ruela – (aflito sem entender nada) Mais seu Coronel Duarte...

Coronel Duarte – (autoritário) Mais nada, pois o que tu fez com minha filhinha não tem justificativa...

Zé Ruela – (mostrando para o público que não ta entendendo nada e para o coronel) Mais eu não fiz nada...

Coronel Duarte – (como se quisesse enforcar o zé) Como não fez nada seu!.. seu!... (dramalhão mexicano choramingando) Minha filhinha tão boba, não conhece nada da vida.. e você vem e se aproveita dela.. (brabo) Vai ter que casar...

Zé Ruela – (assustado olha pra plateia) Eu!?.. casar!?, só eu só peguei na....

Coronel Duarte – Calado seu.. seu.. imprestável safado,.. eu sei o onde vc pegou e o que fez.. e agora vai ter que casar sim!!

Entra a Dona Filô e Chiquinha arrumada para o casório

Dona Filô – Oxi! o que foi homem, que eu to ouvindo os gritos lá de fora da igreja? Tu tá ficando doido é?

Coronel Duarte – To! To doidinho pra capar esse cabra safado pois ele fez o que fez com nossa fia, e eu, vou capar ele agora se não casar com minha chiquinha..

Chiquinha - Oxi!? casar!? Com migo!?.. mais painho ele não é o pai...

Coronel Duarte – Cala a boca ocê também.. ta ai nesse estado(mostrando a barriga) e diz que ele não é o pai..

Zé Duarte – (para a plateia) Oxi!? Ela ta grávida? (para o coronel) achei que o senhor queria que eu casasse por causa do beijo que dei nela... (fazendo deboche)Coronel que mal te pergunte cadê a moça pura e boba que o senhor falou? (fazendo gesto da barriga)

Coronel Duarte – (brabo e sem graça ao mesmo tempo) Rapaz, não me provoque.. e isso não vem ao caso.. agora, o que interessa é vc casar com nossa fia.. (olhando para o horizonte) Cadê esse Padre que não chega..

Entra o Padre cantando pelo lado oposto ao que o coronel esta olhando..

Padre – (canta a estrofe da música fazendo parodia “Oi eu aqui de novo”) Oi eu aqui de novo rezando, oi eu aqui de novo para rezar,... Oi eu aqui de novo rezando, oi eu aqui de novo para rezar (todos ficam olhando e o padre para com vergonha, faz o gesto de tosse) Boa tarde seu Coronel Duarte, Dona Filô, Chiquinha e seu Zé Ruela!? (sai em direção ao coronel) Coronel cadê o noivo?

Coronel Duarte – Seu Padre, o senhor chega atrasado e ao invés de começar o casório o senhor vem me perguntar onde ta o noivo?.. olha ele aqui (apontando para o zé)

Padre – (chamando filô e o coronel e falando cochichando)Mais o senhor disse que o pai da criança era Manuel? Esse Zé é um imprestável não vale nada...

Dona filô – Duarte meu velho o padre tem razão, esse imprestável do Zé Ruela não é o pai da criança e outra, Chiquinha não vai querer casar pois ela gosta de outro..

Coronel Duarte – Filô e seu Padre eu sei que esse cabra não vale nada, mais se o outro fez o serviço e sumiu... agente não pode deixar nossa fia sem marido pra não ficar mal falada né?

Dona Filô – (arrumando a chiquinha) É filha não tem jeito o pai da criança sumiu e pra ocê não ficar falada vai ter que casar com esse traste mesmo... (Chiquinha fica choramingando)

Zé Ruela – (Cheio de Si pois sabe que Chiquinha não quer casar puxando o coronel pelo braço e sussurrando)Seu Coronel Duarte deixa eu fazer uma pergunta ao senhor..

Coronel Duarte – (tirando a mão dele) Fale seu cabra...

Zé Ruela – O senhor sabe que só por causa do beijo que dei nela não tem lei que faça eu casar....

Coronel Duarte – (Tirando da cintura o facão ou revolver) Oxi!.. tem sim, olha ela aqui! (mostrando a arma)

Zé Ruela – (falando para a plateia com medo) O senhor ta certo, eu tinha me esquecido dessa aqui...

Padre – (olhando para o público) Como não tem jeito e o trabalho já ta feito vamos ao casório (arrumando para o casório) esperem! Cadê os padrinhos?

Coronel Duarte – Padre deixa de agonia e faz logo esse casamento..

Padre – estamos aqui reunidos...

Coronel Duarte – (com cara de Brabo)Padre já to ficando nervoso... pula pros finalmente..

Padre – Tudo bem mais é de prache eu fazer uma pergunta e não abro mão disso!

Dona Filô – Quem ta ficando nervosa sou eu... vamos padre..

Padre – Ta bom!.. Ta bom.. Aff! (para a plateia) Tem alguém aqui que impeça esse casamento? .... (dando um tempo)

Chiquinha – (dramalhão mexicano, gritando dando um susto em todo mundo) Quem poderá me salvar?.. (imitando uma gata no cio) Manuellllll...!!! cadê vc?

Entra Manuel vestido a caráter

Manuel – Estou aqui meu amor, minha formosura de flor, meu pedaço de rapadura, meu docinho de coco, eu doce de leite...

Padre - Vixi! Dese jeito vai ter uma diabete

Chiquinha – Pensei que vc não me amava mais (abraça o Manuel e empurra o Zé)

Manuel – fui na cidade pro mode compra essa roupa mais to aqui minha formosura...

Zé Ruela – (com medo) Sem querer atrapalhar.. já que ta tudo resolvido, tudo açucarado, eu posso ir né? (saindo devagar)

Coronel Duarte – É imprestável mesmo viu? Vai te embora carniça... padre termina logo antes que aconteça mais arguma coisa..

Padre - Ufa!! Sendo assim declaro marido e mulher e vamos cair no forró...