O LIVRO VERMELHO DOS CÁBULAS...
 
(um conto hilárico e insólito de Silvino Potêncio)
 
Quando eu tinha uns 21 anos de idade me ofereceram um livro cujo título  "LIVRO VERMELHO DOS CÁBULAS" é bastante sugestivo.
- Trata-se de um pequeno livro de bolso do Autor Jean Charles - Professor Francês - que reuniu ali as muitas e muitas respostas erradas de exames orais, ou de inúmeras respostas escritas que são autênticos diplomas de burrice atribuídos aos Alunos desse Professor em provas escrita ao longo dos anos que ele exerceu o cargo de Educador.
Daqui nasceram muitas piadas, firulas, sátiras e trocadilhos,... alguns com alguma lógica e outros trechos são/eram apenas verdadeiras preciosidades gramaticais - autênticas bombas e atentados à gramática e ao aprendizado geral de qualquer estudante em todos os ramos do ensino desde o Primário ao Universitário.
Li este livro várias vezes e isto me serviu de inspiração e, de alguma forma, ao longo do tempo isto me incentivou para criar o meu próprio esteriotipo literário que, ainda hoje,  eu uso nos meus contos hiláricos e muitas vezes eu até entulho os meus textos das minhas crônicas as quais eu apelidei desde o início como sendo as minhas "Fonéticas Catramonzeladas Literárias" com essas preciosidades.
 
Assim,  e apenas a título de intróito, hoje vos trago aqui uma dessas minhas crônicas alusiva a este tema... que infelizmente se perdeu (acho que por falta de conhecimento técnico suficiente da minha parte para recuperar muitos dos meus escritos publicados nos Blogs (3) que foram bloqueados pelo Portal PortugalMail.com desde Maio de 2016.
 
 Janeiro de 2008> Boletim do ASAE...em “flagrante de litro”,...  
Antes da queda do muro de Berlim, provocada pelo “maçon” só vi ético-profissional, Senhor Michail Gorbachev, que era o pai “Careca” do  Ti Peres Troika o qual então era casado com a Sra Deputada Russa conhecida no ocidente  Glace Nostra, eu costumava escrever algumas crônicas  segundo léxico aprendido lá na Escola da Minha Aldeia e eu assinava todos os meus escritos com o nome “S. Potêncio” e,... depois da minha passagem pelo campo de extremínio Algarvio de “DÁ Chau a Treblinka & ao Alvor e ser RETORNADOpelo I.A.R.N. no campo de concentração  “Aulgavreschwitz” então eu passei a me identificar pelo nome de código original de “S.S. Potêncio”... vulgo   Autor de: “ O Código Dá VintchCinco de Abriu-looooooo!...”
Depois de todos estes acontecimentos e apenas quando eu tenho o raro prazer de voltar a visitar as minhas origens, em Caravelas de Mirandela em Trás Os Montes é quando  eu faço questão de nunca ir pelo caminho da Freixedinha porque;  ali só tem “giestas” na beira do caminho e,... sobretudo  por uma questão de principio analógico ainda alguém me vai acusar:... olha lá vem o retornado “SS” pelo caminho da ‘GIESTAPO”, caraaaaaaaaaaago!... Eu hein!!???...
Depois de muitas e árduas negociações com o mentor da filial do CCCP (Comando Central do Cascavelense PortugalClub) nós chegámos ao consenso de que devemos continuar a escrever de graça!, e por isso aqui continuamos assim a pertencer ao selecto número de artistas escribas filiados à A.S.A.E ( Agremiação Social de Apoio ao Emigrantado).
Em nome da nossa agremiação, informamos aos utentes de fumo (entenda-se que no Brasil não há tabaco, lá só há fumo!...que é a forma do verbo na primeira pessoa do plural; eu ia, tuiste, ele foice... nós fumo!...   isto entre parêntisis é para não ofender as pessoas do sexo tabacal).
Portanto fica aqui assim determinado que, em ambientes fechados com menos de “sem metros quadrados” e/ou, em recintos com “metros redondos”,... o usuário só estará autorizado a ir para a “cuzinha” do restaurante, da buáte, do dancing, da “diz-cu-teca”... e só poderá fumar à vontade dentro da chaminé, enquanto aguarda a saída da feijoda à Transmontana cuja receita é a seguinte:
Lista dos ingredientes:
- meio quilo de chispe bem lavado em água de malvas!,...
(Levantou-se uma voz no fundo da sala e gritou.... PÉEERAÍ Ó PÁAAAAA!,... ISTO AQUI NÃO É UM PROGRAMA DE CU LINÁRIA, Pô!...Aqui é o A.S.A.E.)  
Pedimos desculpas aos leitores pela mancada acima descrita, e solicitamos a gentileza de anotarem as normas estabelecidas por lei... tores de todos os “cu adrantes” da Luso Fonia;
·        primeiro,  o dono do re cinto muito!...  profissionalmente, manda construir um fumódromo tabacal, que é diferente do fumeiro onde se penduram as alheiras lá da minha Terra.
·        segundo, o fumador ou fumadora que forem adeptos do sexo tabacal (leia-se:  utentes do tabaco legal) devem fazer uma ficha, ou formulário... em papel azul de 35 linhas, autenticado em cartódromo notarial para obterem autorização do dono do estabelecimento o qual deve de o encaminhar à nossa agremiação a  A.S.A.E. (leia-se: Agremiação Social de Apoio ao Emigrantado).  
·        depois de obtido o “crá chá”,... então o fumante já pode fumar no “café”,na taberna, na budega, na tasca, na Adega do Riba Tejo a até  na Avenida da Liberdade, e até na praça do Rossio!,...  e também na rua da “bitesga”!!!... desde que, é claro, leve sempre com ele um cinzeiro para depositar na urna, a cinza que; - mais tarde será vendida em segunda mão às empresas donas de “crematórios ambulantes”, como forma de manter abastecido o mercado de distribuição dos restos mortais de cada fumador autenticado!
 
Desta forma cremos nós que,  estará resolvido o impasse constrangedor de ter que autuar em “flagrante de litro”,... os mais de 99,99995% dos estabelecimentos que servem bebidas aos fumadores e fumadoras, que existem no mercado, também conhecidos por chaminés animais ao serviço da Philip Morris .
Como se sabe; - este tal Philip Morris é um dos maiores acionistas do buraco do ò Zónio!...e tem por lema: “ ou Morris ou vais p´ra Cova” da Beira Interior da Beira Baixa cuja Capital é o Fundão.
- A propósito!.... Ó Zónio!, empresta-me cá o teu “ronson” que o meu acabou-se-lhe o gás carbono, caraaaaago!...e bamo fumá!...
A Bem da Ná são PortugalClub enses!!!...
Estes gajos do ASAE são do novo mundo lusófono-fumeiro!...
Silvino Potêncio - Janeiro/2008
Emigrante Transmontano em Terras d’Amér....ica do Sul
Autor de: “ O Código Dá VintchCinco de Abriu-looooooo!...”

http://zebico.blog.com
(se alguém conseguir desenterrar a chave que abre este meu Blog penhoradamente eu agradeço que me diga como conseguiu???)  
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 21/06/2018
Reeditado em 21/06/2018
Código do texto: T6370412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.