MULHERES

Quando nos chamam de "jararacas" me convenço que a palavra não foi dada em vão. Óbvio, não digo TODAS, mas é mais ou menos assim que funciona o universo feminino.

Os homens são aliados por natureza, as mulheres veem na vizinha, na filha, na mãe, uma rival. A mãe é um problema de competição sem igual perante o pai. Como a filhinha é uma princesinha é alçada a um lugar de destaque que a mãe " engole" em seco. Não sou hipócrita de dizer que em muitas situações não me senti assim... espero, no entanto, que a jararaca que existe em mim, não seja exatamente do tipo peçonhento. Ciúme, raiva, bem, tentando um jeito de não deixar transparecer.

Eu acho que conheço as mulheres. Sou uma. E já vi e vivi o suficiente para observar atitudes machistas femininas, afinal o maior exemplo é em relação a educação dos filhos. A maior parte das famílias é " comandada" pela mãe... e tudo bem se a filhinha querida quiser jogar bola com a amiguinha, mas o filhinho não pode brincar com boneca...

A filha cresce e o filhinho? Morre de ciúme da nora, mas não perde o sono pela mãe do namorado da filha. Tem uma historinha que retrata de um jeito bem interessante. "... a minha filha tem um marido maravilhoso, até café na cama para ela, ele leva. Agora, o meu filhinho, arrumou uma jararaca: acredita que ele até tem que levar café na cama?".

No trabalho a amiga ganha um cargo de chefia, entre risinhos maledicentes, " com certeza, está tendo um caso com o chefe". A porcentagem de línguas dando nos dentes, se mais colegas mulheres ou homens, ainda é questão de uma avaliação mais profunda.

Talentosa, educada, completamente voltada para ajudar, de um lado ou de outro alguém não fica feliz com a trajetória. É assim esse lado infeliz . Sempre que é visível a fragilidade, alguém vai lá e ataca...

Pare para observar as mulheres de uma maneira geral. Um ragazzo com uma pessoa interessante e os olhos alheios fuzilando a acompanhante, ou então não tiraram os olhos dele? E, também o inverso: ai do seu "querido" dar trela para a sua melhor 'amiga'...

Casais amigos que faziam programas juntos, etc. Separou? Acha que a amiga, ainda casada, vai lhe convidar para sair? Mas, o ex continua saindo com o amigo. Quando não com os dois...

O feminismo só melhorou numa coisa. Agora somos consideradas PESSOAS. De resto, as AMIGAS arrancam os cabelos e os AMIGOS vão prá esquina beber cerveja.

(14/05/2001 -Cida Piussi)