GOSTO DE COMER! O QUE FAÇO COM O COLESTEROL? FAQ CULINÁRIO 4

Caro Pedro. Estou com sério problema alimentar a resolver. Sempre considerei comer um dos grandes prazeres da vida. Nunca fiz dieta ou regime. E, desde que me conheço como gente sempre comi e bebi a vontade. Entretanto, semanas atrás, meu médico disse que a medida de meu colesterol está altíssima, minha pressão arterial está nas alturas e que se eu não der uma maneirada na comida estou arriscado a ir mais cedo conhecer São Pedro. Diga-me, você que entende. Será que vou ter que contentar-me com uma sopinha rala, que abdicar de uma leitoa pururuca e de parar a noite depois de tomar apenas duas ou três cervejas? Do seu admirador Fabiano Salustre Simião de Viterbo.

Caro Fabiano. Sei o quanto dói na alma uma sentença do tipo dessa a que você foi condenado. Especialmente quando recai sobre alguém, como você, que adora comer. E beber. É duro mas você terá que se resignar. Porque essa história de colesterol e de pressão alta mata de verdade. Eu, no seu lugar, tentaria moderar a ingestão dessas boas coisas da vida ora proibidas. Contentar-me-ia, com apenas uma feijoada por vez. Tentaria satisfazer-me, ainda que a contragosto, com metade dos torresmos regulamentares. Procuraria degustar leitoa assada apenas duas vezes por semana. Macarronada só aos domingos. Rodízio de carnes só no almoço e pizza apenas no jantar. Tudo para não ter que fazer qualquer racionamento na bebida. Porque sua regular ingestão faz parte das necessidades naturais de todo ser humano. E sede só mitiga com abundante cerveja gelada. Entretanto, vou permitir-me, dar-lhe um conselho. No ouvido. Bem baixinho, para que ninguém mais possa ouvir. Se todo este sacrifício não resolver, troque de médico. Geralmente costuma dar certo. Um abraço. Pedro.