Bilac eterno?

Desnecessário tentar explicar porque Bilac era chamado o Príncipe dos Poetas: inspiração, rimas, métrica, fluidez, tudo funcionava às mil e uma maravilhas...

Bilac, porém, era um desastre com suas finanças. Perdulário, descontrolado...E justamente agora, nesse estado, vamos encontrá-lo no atelier de seu alfaiate favorito, Augusto da Paz, o Príncipe da Tesoura...

- Augusto, preciso de um fraque novo, a todo custo, e pressa, pois daqui a duas semanas vou presenciar a cerimônia de outorga de um concurso de música de que estou participando...coisa chique mesmo...

- Olavo, lamento. Gostaria de fazer esta indumentária para ti, mas não tenho como: não me pagas há mais de dois anos...um mísero mil-réis que seja...

- Mas Augusto desta vez, tenho a sensação de que vou abafar. Vou ganhar o prêmio e assim pagar-te-ei regiamente.

- Negativo, negativo...

- Augusto, pelo amor

- Está bem, já que tanto insistes, farei o fato para ti, de graça até, desde que preenchas uma única condição, que certamente me remunerará adequadamente...

- E qual essa condição, querido amigo?

- Bem que me homenageies numa de suas composições nela inscrevendo meu nome!

- Vou tentar, vou tentar...

Duas semanas decorridas, Bilac, de fraque elegante, leva Augusto para a platéia do Theatro Nacional.

E quando a premiação é anunciada, o nome Bilac supera toda a concorrência. Vencera o concurso nacional com a letra do hino seguinte:

"...Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo..."

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 09/11/2018
Código do texto: T6498980
Classificação de conteúdo: seguro