En defeza dos burros

Acabo de receber um correio eletrônico com novos exemplos de erros grotescos cometidos por estudantes em provas e redações de vestibular. Costumo achar muito engraçadas essas coletâneas de sandices, lacunas educacionais e vôos cegos no céu da ignorância. Desta vez não foi diferente, mas uma nova interpretação desse fenômeno, que já se insinuava há algum tempo, consolidou-se e me instigou a sair em defesa dos pobres coitados que enchem as páginas das provas de deliciosas maluquices.

Deus me livre e guarde de adotar um comportamento politicamente correto. Seguirei rindo desses textos enquanto me forem enviados, mas é preciso que a gente ria e ao mesmo tempo compreenda. Que o riso não seja escárnio a maltratar um povo já tão maltratado, e ao qual não é dado nenhum estímulo verdadeiro para crescer intelectualmente, já que isso significaria a ruína dos maus políticos e dos maus empresários.

Além do quê, há algo de filosófico e revelador em tais equívocos. Na mão de um Freud, por exemplo, certos lapsos seriam vistos como indícios de conscientização. Meus comentários seguirão entre parênteses:

"Pérolas nada brilhantes II

Estressado com os últimos preparativos para enfrentar a maratona do

vestibular? Que tal dar uma pausa nas intermináveis revisões e se divertir

um pouco - mesmo que seja à custa daqueles que não se deram muito bem nas

provas... As "pérolas do vestibular", também conhecidas como

"vestiburradas", estão de volta para animar o seu fim de ano e aliviar a

"tensão pré-vestibular" tão própria desta época. Divirta-se!

- A finalidade das Cruzadas era passear pelo deserto em busca de aventuras.

- Com o descobrimento da bússola, os marinheiros puderam se afundar no mar.

- Antigamente, antes da invenção da imprensa, a leitura era sacrilégio dos

ricos.

- A luta de classes entre os romanos foi a maior luta de todos os tempos.

- Horizonte é onde que parece que é o fim do mundo. (olha aí: poesia bruta e uma observação lógica do ponto de vista da geografia. Como a terra é redonda, o horizonte parece realmente o fim que nunca se alcança)

- O horizonte é até aonde a nossa vista alcança e conforme a gente vai

andando ele também vai. (idem)

- A Terra é um dos planetas mais conhecidos do mundo. (este foi apenas impreciso: do ponto de vista de nós seres humanos, a terra é, na verdade, o planeta mais conhecido)

- O Brasil é um dos países mais intensos do mundo. (a julgar pelo ritmo frenético da nossa música, dos acontecimentos políticos e do estresse urbano, a observação é no mínimo pertinente)

- A alimentação é o meio de digerirmos o corpo. (corpo das substâncias que ingerimos)

- Influência do meio sobre o homem: exemplo - o fato de uma pessoa estar

rindo e a colega não sabendo porque a outra ri, põem-se a rir também, é a

influência. (desafio quem quer que seja a dizer que isso é errado ou ilógico. Talvez não seja um exemplo clássico na linha de Rousseau, mas eu se fosse professor seria complascente)

- Ângulo é duas linhas que vão indo e se encontram. (perfeito! apenas uma nova visão da geometria)

- Triângulo são os filhos trigêmeos do ângulo. (esse caso já é mais grave)

- Tangente é quando a bola passa raspando no jogo de futebol. Ela também tem

o nome de trave. (recomendaria a este assistir menos futebol, uma atividade que no caso dos indivíduos do sexo masculino pode levar a sérios bloqueios mentais)

- Conjunto vazio é aquele em que os músicos não sabem nada de música e tocam

"na orelhada". (Levando em conta a maior parte dos grupos de Axé e pagode e duplas breganejas, uma observação qualificada)

- Objeto direto é quando a gente ganha um presente diretamente da pessoa que

dá; e indireto, a pessoa não pode entregar e manda outro dar.

- Preposição é quando uma pessoa coloca um objeto antes de a gente mandar.

- Artigo é qualquer tipo de mercadoria. Assim, quando vamos a uma loja e o

balconista quer vender mesmo, ele diz assim: "Este artigo é o melhor da

praça". (esse merece zero pela gracinha)

- O Brasil é um país abastardo com um futuro promissório. (se por "abastardo" ele quis dizer "filho da puta", não posso fazer reparos; E se por "promissório" quis dizer "endividado", diria que já tem mestrado em ciências econômicas e deve ser dispensado do vestibular)

- O maior matrimônio do país é a Educação. ("matrimônio" que quase sempre termina em separação)

- Precisamos tirar as fendas dos olhos para enxergar com clareza o número de

famigerados que almenta (sic). ("fendas" é um termo próprio para os buracos na nossa visão de mundo e país; "famigerados' é somente um novo sinônimo de "famintos")

- É preciso melhorar as indiferenças sociais e promover o saneamento de

muitas pessoas. (Um lapso muito instrutivo, uma vez que o problema social é gerado pela indiferença, principalmente daqueles que estão podres (como a maior parte dos políticos) e precisam ser saneados)

- Também preoculpa (sic) o avanço regesssivo da violência. (violência e culpa andam juntas, quem pode negar?)

- Segundo Darcy Gonçalves e o juiz Nicolau de Melo Neto. (figuras híbridas nascidas da junção de Darcy Ribeiro com Dercy Gonçalves e Nicolau dos Santos Neto com João Cabral de Melo Neto, denotando o hábito de estudar e assistir televisão ao mesmo tempo)

- E o presidente onde está? Certamente em sua cadeira, fumando baseado e

conversando com o presidente dos EUA. (porque duvidar disso?)

- O hino nacional francês se chama La Mayonèse... (No bater dos ovos, é tudo a mesma coisa, marselhesa, maionese...)

- Tiradentes, depois de morto, foi decapitulado (sic). (Como o herói não capitulava, capitularam-no)

- A História se divide em 4: Antiga, Média, Moderna e Momentânea (esta, a

dos nossos dias). ("Momentânea", por que não?)

- Em Esparta as crianças que nasciam mortas eram sacrificadas.

- Então o governo precisou contratar oficiais para fortalecer o exército da

marinha.

- No tempo colonial o Brasil só dependia do café e de outros produtos

extremamente vegetarianos.

- A capital de Portugal é Luiz Boa. (Que imaginação!)

- A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos. (outro poeta perdido)

- O Brasil é um país muito aguado pela chuva.

- Na América do Norte tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro

cimentadas.

- Oceano é onde nasce o Sol; onde ele nasce é o nascente e onde desce

decente.

- As constelações servem para esclarecer a noite. (desde que consigamos entender o significado das constelações, meu caro poeta)

- As principais cidades da América do Norte são Argentina e Estados Unidos. (é verdade que os argentinos nunca se conformaram em pertencer ao hemisfério sul)

- Expansivas são as pessoas tangarelas (sic). (errou por um "n")

- O clima de São Paulo é assim: quando faz frio é inverno; quando faz calor

é verão; quando tem flores é primavera; quando tem frutas é outono e quando

chove é inundação. (algum reparo?)

- Os planetas são 9: Mercúrio, Venus, Terra, Marte. Os outros 5 eu sabia mas

como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, o sr. não vai esperar

eu lembrar, vai? E espero que não vai abaixar a nota por causa disso. (esse não tem perdão)

Nelson Oliveira
Enviado por Nelson Oliveira em 30/10/2005
Código do texto: T65284