MIOSÓTIS

MIOSÓTIS

Embora seja o nome de uma flor, e que significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro, este nome não era admirado pelas mulheres de Faval. Isso porque desde que chegou ao lugarejo, aquela mulher vinda do sul do país, não era bem vista pelas mulheres locais. Os comentários diziam que ela estava dando de cima dos homens do lugar, até dos casados. Teonila esposa do Zuca, já andava esbravejando contra a Miosótis, que era o nome da recém-chegada. Se ela se engraçar com o meu Zuca, o pau vai quebrar, dizia ela.

O tempo foi passando e o nome do Miosótis sempre em evidência. Até que um dia, a Teonila soube que a dita cuja havia falado algo sobre o seu marido. Ela chamou o Zuca passou-lhe uma descompostura e disse-lhe que iria tirar satisfação com a “Minhasótis”, apelido que alguns homens puseram na “ mal falada mulher ”.

Dito e feito. Numa certa manhã a Teonila com a “cara e a coragem” foi à casa da leviana.

Lá chegando, chamou e ninguém atendeu. Depois de mais duas chamadas Teonila resolveu empurrar a porta que estava semiaberta. Qual não foi a sua surpresa ao dar de frente com a sua pressuposta rival. Ela estava em pé, fixando a Teonila, que lhe deu um bom-dia, e ao mesmo tempo sendo respondida. A partir dai tudo que a Teonila falava, a Miosótis repetia. O assunto principal era para que os homens de Faval fossem deixados em paz. A Teonila vendo que estava sendo “remedada” pela dona da casa, partiu para o xincatório. A dona da casa continuava repetindo tudo que ela dizia. Mostrou-lhe a mão espalmada, dizendo-lhe que se lhe encontrasse na rua iria dar-lhe um tapa na cara. Todas as palavras e os gestos foram repetidos.

Pisando duro, a Teonila voltou para casa, onde encontrou o marido à sua espera. Contou-lhe aos gritos o que havia ocorrido entre ela e a sirigaita que veio de fora.

E tem mais, disse ao marido: Estava com uma roupa igualzinha a minha e era a única coisa bonita que ela possuía. Não sei o que vocês homens acharam naquela mulher que mais parecia uma assombração: feia, desdentada, mal trajada, despenteada... Não irei mais acreditar o que estão dizendo sobre você, pois sei das suas exigências...

Aconteceu o seguinte: Na casa da Teonila não existia espelho, e na casa da Miosótis existia um muito grande , logo na entrada da sala, o qual refletia a imagem das pessoas por inteiro, e com a qual ela conversou. A Teonila que só conhecia um pequenino espelho que mal dava para ver o seu rosto...

O marido que era frequentador da casa, desde o início da conversa já imaginara o que acontecera e ficou feliz com o ocorrido...

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau, 31 de janeiro de 2019

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 04/02/2019
Código do texto: T6566855
Classificação de conteúdo: seguro