Mania de "quê"?

Fernando está digitando alguma coisa no computador, quando Flávio se aproxima com alguns papéis. Enquanto Flávio fala, o outro não tira os olhos do computador, compenetrado.

FLÁVIO: Fernando! A gente precisa ver o lance da conta do escritório de advogados!

FERNANDO: Quê?...

FLÁVIO: A gente precisa...

FERNANDO: A conta dos advogados tá com a Daniele! Relaxa! Vai dar tudo certo! (sem tirar os olhos da tela) Vai ser o ano da empresa! Tô sentindo! Minha nuca tá formigando! Isso é ou AVC ou um bom sinal!

FLÁVIO: Ah... Ótimo! Mas temos que ver também se vai rolar a reunião com o pessoal do Banco... Lembra do problema lá com o gerente...

FERNANDO: Quê?

FLÁVIO: A gente precisa ver o negócio lá do geren...

FERNANDO: Gerente tá tranquilo também! Já resolvi isso ontem de manhã, só falta a mulher tirar a queixa e entender que ele não aliciou ela com o ombro. A física num permite isso!

FLÁVIO: Bacana! E o almoço com o pessoal do marketing da Coca-Cola? Também tá acertado para quinta-feira?

FERNANDO: Quê?

FLÁVIO: Sério?... (impaciente, revira os olhos ) Vamos lá...(respira fundo) O lance do marketing da...

FERNANDO: Já fechamos o almoço do marketing para a primeira terça-feira depois do recesso. (bate palmas e logo em seguida, volta a atenção para o computador à sua frente) Tá tudo de boa! Cê precisa relaxar!

FLÁVIO: Cara, porque você faz isso?

FERNANDO: Faço o quê? Tá doido, Flávio? Já foi almoçar, cara? Isso pode ser hipoglicemia!...Eu tinha uma barra de ceral em algum lugar aqui... (começa a revirar as gavetas,mas sem tirar os olhos do computador)

FLÁVIO: Essa sua mania de dizer “Quê” mesmo tendo entendido o que eu disse. Porque você faz isso?

FERNANDO: Quê?...

FLÁVIO: A mania...

FERNANDO: Que mania? Cê tá louco? Eu não faço isso! Uma coisa que num suporto e nem tenho, são manias!

FLÁVIO: Não, cara! Só nessa nossa conversa tu já mandou uns 10 quês. E depois veio repetindo exatamente o que você num tinha entendido!

FERNANDO: Quê?... Cara! Tu surtou! Eu num pergunto as coisas mesmo entendendo!

FLÁVIO: Claro que sim... Quer ver? Conheço gente assim! Minha avó, que Deus a tenha, era assim!... Ô Luana! Oi! Chega aqui rapidinho!

Luana se aproxima dos dois, está com um caderno na mão.

LUANA: Temos que ver o conteúdo da campanha do Posto de gasolina, heim, Fernando? Foi até bom tu me chamar...

FERNANDO: Quê?

LUANA: Nós precisamos ver a campanha do...

FERNANDO: A do posto tá bem. Já fechei com os atores, comercial sai em dois meses.

LUANA: O que tu quer, Flávio?

FLÁVIO: Luana, cê já reparou que o Fernando tem a mania de perguntar “Quê?” mesmo tendo entendido o que a gente fala?

LUANA: Oi?

FLÁVIO: Você já reparou que...

LUANA: Mania? Que mania? Nunca percebi.

Flávio desiste, e se joga sentado em cima de uma cadeira, e apenas observa os dois continuarem conversando.

FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 28/02/2019
Código do texto: T6586119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.