UM SOLDADO ALEMÃO INTELIGENTE PRA CARAMBA

.

Durante os dois últimos anos da Segunda Guerra Mundial, tendo o governo italiano, liderado pelo marechal Pietro Badoglio, assinado (em setembro de 1943) um armistício com os Aliados, as tropas alemãs ocuparam toda a Itália Central e do Norte passando a considerar o povo italiano como um bando de subdolosos traidores. Do ponto de vista deles tinham até razão, pois não conseguiam entender como una nação que havia batalhado ao lado deles durante mais de três anos seguidos pudesse, da noite pro dia, passar do lado de seus inimigos.

Meu pai, que havia combatito na África setentrional perdendo meia perna na histórica batalha de El Alamein, havia voltado pra casa como reformado, dispensado de prestar serviço militar. Frequentemente ele costumava visitar um seu grande amigo, um barbeiro, que trabalhava num vilarejo de pequenos agricultores. Um dia apareceu na barbearia um jovem soldado alemão, alto, encorpado e armado, pedindo para cortar seus cabelos. Além de meu pai e do barbeiro não havia outros clientes e os dois amigos ficaram surpreendidos pelo semblante do militar que, apesar de ser um verdadeiro gigante, tinha, com seu rosto redondo e cor-de-rosa como a pele de um suíno, uma expressão de perfeito idiota. Pessoas desse tipo, no dialeto da região, são apelidadas de “mamlón”.

Meu pai, acreditando que o soldado não entendesse o nosso dialeto, dirigiu-se ao barbeiro com essas palavras (obviamente traduzidas em português):

- Veja só que cara de mamlón tem esse sujeito.

Imaginem qual foi a surpresa dos dois amigos quando, num italiano aproximativo, o alemão olhou pra cara de meu pai perguntando:

- O que significar mamlón?

Por uma interminável fração de segundo os dois ficaram estarrecidos pois sabiam perfeitamente que não se podia ofender impunemente um membro da Wehrmacht. O mínimo que podia acontecer era levar uma surra daquelas bem pesadas, sem contar o perigo de algo pior, visto o clima de rancor existente entre o exército ocupante e a população italiana. Felizmente o barbeiro teve a ideia, bastante arriscada, de enganar o soldado e por isso respondeu:

- Mamlón significa homem muito forte e grandão.

O alemão deu uma bela gargalhada e bem descontarído disse:

- Ja, ja... meus irmãos todos muito fortes, meus irmãos todos mamlón!

Richard Foxe
Enviado por Richard Foxe em 24/07/2019
Reeditado em 25/07/2019
Código do texto: T6703235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.