Origem do nome do Rio Tietê

No início do século XVI morava próximo ao rio um(a) famoso(a) justiceiro(a) social de nome Tê.

Tê defendia fervorosamente a "linguagem inclusiva", sendo partidário(a) da utilização de pronomes que não diferenciassem o sexo do(a) sujeito(a).

Entre os passatempos preferidos de Tê, estava os banhos de rio (claramente, naquele tempo o rio era limpo).

Tê não teve filhos, mas adotou e criou um(a) sobrinho(a), que começou a chamar o rio de Rio do(a) Tio(a) Tê.

O costume se espalhou pelos conhecidos, entre os quais estavam alguns jornalistas e escritores famosos. Logo o nome começou a se espalhar, porém Tê não permitiu que isto acontecesse sem fazer uma ressalva. Como devemos excluir a referência ao sexo dos pronomes, o certo seria chamá-lo(a) de tie e não tio(a).

Logo o rio passou a ser chamado de Rio de Tie Tê. Com o passar dos anos o nome simplificou-se e foi adotada a grafia de hoje, Rio Tietê.

Infelizmente, devido ao fato de não sabermos, até hoje, se Tê era mulher ou homem, estamos impossibilitados de encontrar os registros que comprovam a história. Desta forma, a história somente pode ser acreditada ou desacreditada, mas nunca confirmada.

Abraços.