Fama Internacional De Friends

Friends começou a ser exibida no Reino Unido em 1994 no Channel 4, no entanto, em 1996, Sky1 comprou os direitos para a série. Em 1999, o Channel 4 assinaram um acordo de R $ 100 milhões para recuperar os direitos de Friends e ER do Sky1. O Channel 4 anunciou em 10 de fevereiro de 2010 que iria interromper a exibição de episódios de Friends no outono de 2011. Os britânicos do canal Comedy Central (Reino Unido) mais tarde acrescentaram que iriam transmitir a série a partir do outono de 2011, devido a um acordo entre o grupo e a Warner Bros. O canal irlandês RTÉ Two foi o primeiro canal na Europa a transmitir o episódio final em 24 de maio de 2004.

Friends estreou na televisão australiana em 1995, na Seven Network. A Nine Network começou a exibir a terceira temporada em 1997 e continuou a mostrar a série até seu final em 2004.A rede RTE anunciou em novembro de 2007 que tinha comprado os direitos da série na Austrália e suas reprises iriam ao ar até 2008. Atualmente vai ao ar no GEM (um sub-canal da Nine Network) e no canal de TV por assinatura 111 Hits.

A rede TV2 começou a transmitir a série na Nova Zelândia em 1995 e exibiu todas as dez temporadas e continua com a reprise no ar. É o único dos três shows de televisão importados que são exibidos durante todo o ano na Nova Zelândia (os outros são The Simpsons e King of the Hill).

O programa é exibido na Índia pela STAR Mundial, WB e Zee Cafe. Em 2009, sua estreia foi ao ar no Paquistão pelo Apna Canal em punjabi.

No Brasil, a série estreou no dia 4 de fevereiro de 1996 no Sony Entertainment Television, canal de televisão por assinatura. Era exibido duas vezes por semana, aos domingos e terças-feiras,[121] até alcançar o cronograma da rede americana. Na oitava temporada a série migrou para o canal Warner Channel de propriedade da Warner Bros, co-produtora do programa juntamente com a rede NBC. Por lá permaneceu até seu encerramento e posteriormente voltou a ser exibida e está em reprise até hoje A série também foi transmitida pelos canais abertos Rede Manchete, na década de 1990, na RedeTV! em 2002 e no SBT entre 3 de março de 2004 e 2005 às 23h30. Em substituição, o spin-off do programa, Joey, foi exibido. Depois, o canal perdeu os direitos de Friends, mesmo tendo contrato de exclusividade com a Warner, pois sua distribuição era feita de forma diferente. Para obtê-la, a emissora deveria pagar mais do que as outras produções. Em Portugal, a série foi exibida pela RTP1, estreando em 27 de outubro de 1998 sob o título Amigos e RTP2 entre 10 de outubro de 2005 e 1 de setembro de 2006. Inicialmente às 21h, a história foi transferida para as 1h da manhã e depois cancelada. Na TV fechada, foi apresentada pela Sony Entertainment Television. Atualmente, é exibida pela FOX Comedy.

Além de transmissões internacionais da série original, tem havido séries em outras nações que são comparáveis a Friends porque usam a mesma ideia de um pequeno grupo de jovens homens e mulheres solteiros para quem o namoro é um elemento comum em suas vidas. Um exemplo é a série israelense Srugim.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 20/08/2019
Código do texto: T6725124
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.