Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dor de Barriga

 

 

            Uma comissão vai definir o novo salário do presidente. Existe uma proposta da OAB para que o vencimento do Chefe da Nação e dos “ilustrados” membros do Congresso Nacional (dá uma tristeza lembrar que ele existe) sejam fixados pelo povo (olha a gente aí!) brasileiro.

 

            Tive que ler a notícia, publicada naquelas chamadas rápidas da internet pelo menos uma dezena de vezes. Sei que a proposta não vai vingar. Seria o mesmo que perguntar ao coelho o que ele acha da raposa:

 

            - Fominha! Fominha! – isso para ficar barato.

 

            E lá vejo a propaganda eleitoral pré-referendo para definir o salário. Renan Calheiros aparece no vídeo defendendo um aumento de 399% por que os gastos são muitos e o Congresso Nacional (ai,ai,ai...) defende os interesses do povo. Outros deputados e senadores são chamados a dar o seu depoimento. Uma verba extra é aprovada para subsidiar a campanha, fora o dinheiro dos grupos econômicos que os sustentam, criando comerciais durante a programação com slogans:

 

            - Congresso Valorizado é povo Feliz!

 

            Do outro lado, propondo uma redução de 90% nos vencimentos, aparece a Luísa Helena, o MST e as torcidas organizadas de todos os clubes de futebol:

 

            - O aumento é indecente, o Congresso é da gente!

 

            No dia do referendo a força nacional de segurança é chamada. As urnas eletrônicas funcionam a todo vapor. As pesquisas de opinião foram proibidas. Nos bastidores das duas câmaras um burburinho:

 

            - Corre a boca miúda que será um massacre – pânico se instala.

 

            Ocorre o esperado. O povo rejeita o aumento com 99% de desaprovação. A multidão sai às ruas. O Carnaval é agora! Festa pouca é bobagem. Na calada da noite seguinte, o Congresso Nacional (asco,asco,asco) aprova uma verba extra mensal de R$ 150.000,00 para cada membro cobrir despesas com papel-higiênico – e haja dor de barriga!

           

 

           

 

           

Jurandir Araguaia
Enviado por Jurandir Araguaia em 02/10/2007
Código do texto: T676947
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Jurandir Araguaia é escritor goiano e publica regularmente no sítio:http://www.jurandiraraguaia.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jurandir Araguaia
Goiânia - Goiás - Brasil
924 textos (84424 leituras)
6 áudios (95 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/12/17 18:18)
Jurandir Araguaia