O PAPA E O JUDEU

Era um dia ensolarado em Roma, quando o papa decidiu que ele queria todos os judeus fora de Roma. Claro, houve um grande protesto do setor judeu.

Então o Papa decidiu que ele lhes daria uma chance. Ele os convidou a enviar sua maior mente para um debate religioso com ele. Se o judeu vencesse, os judeus poderiam continuar morando na cidade. Se o papa vencesse, os judeus teriam que sair. Na comunidade judaica, eles perceberam que não tinham escolha. Eles procuraram por um campeão que pudesse defender sua fé, mas ninguém queria ser voluntário. Era muita responsabilidade, e se eles falhassem? O único que desejava era um velho chamado Moishe.

Sendo velho, ele decidiu que tinha menos a perder. "Eu já vi e fiz muito isso na minha vida. Não tenho medo." disse ele. Ele pediu apenas uma adição ao debate. Não tendo hábito de falar, ele pediu que nenhum dos lados pudesse falar. O papa aceitou isso, pensando que é uma decisão sábia e os impedirá de dizer coisas inadequadas.

Chegou o dia do santo debate. Moishe e o papa ficaram sentados um diante do outro por vários minutos, contemplando um ao outro, antes que o papa levantasse a mão para mostrar três dedos. Moishe olhou para ele e levantou apenas um dedo.

O papa agitou o dedo em um círculo em volta de si. Moishe apontou para o chão onde ele se sentou enfaticamente.

O papa pegou uma bolacha e um copo de vinho. Moishe pegou uma maçã.

O papa levantou-se e disse: 'Eu desisto. Este homem é bom demais. Os judeus podem ficar!

Uma hora depois, os cardeais estavam por todo o papa perguntando o que havia acontecido. O papa disse: 'Primeiro levantei três dedos para representar a Trindade. Ele respondeu erguendo um dedo para me lembrar que havia um Deus comum a ambas as religiões. Então eu acenei meu dedo ao meu redor para mostrar a ele que Deus estava ao nosso redor. Ele respondeu apontando para o chão, mostrando que Deus também estava aqui conosco. Peguei o vinho e a bolacha para mostrar que Deus nos absolve dos nossos pecados. Ele pegou uma maçã para me lembrar do pecado original. Ele tinha uma resposta para tudo. O que eu poderia fazer?'

Enquanto isso, a comunidade judaica se aglomerava em torno de Moishe, espantada com o fato daquele velho homem de mente fraca ter feito o que todos os estudiosos haviam insistido que era impossível! 'O que aconteceu?' Eles perguntaram.

'Bem', disse Moishe, 'primeiro ele me disse que os judeus tinham três dias para sair daqui. Eu disse a ele que nenhum de nós estava saindo. Então ele me disse que toda a cidade seria limpa de judeus. Eu o avisei que ficaríamos aqui.

'E depois?' Perguntou uma mulher.

'Eu não sei', Moishe deu de ombros e disse: "Ele pegou o almoço e eu tirei o meu."

(Traduzido da internet)

Autoria desconhecida
Enviado por Jota Garcia em 29/10/2019
Código do texto: T6782444
Classificação de conteúdo: seguro