Cotidiano paulista

- Querida, acho que precisamos blindar nosso carro...

Barulho de revólver no vidro.

- Pára! Pára! Pára.Vai os dois pro banco de trás, rápido!

- Meu Deus! É um assalto!

- Assalto não madame, seqüestro! “Dedé” toca logo pro mocó.

- Para onde vocês vão nos levar? Pelo amor de Deus, nós temos família...

- Cala a boca mané, se não nóis te apaga! Falou? ”Pé de Mesa” amarra a madame e o manézão aí.

- “Pé de Mesa?”.

- Pode assentar o facho madame, nóis é seqüestrador e não estrupador.

- Olhem rapazes, fiquem calmos.Nós faremos tudo o que vocês mandarem e nossa família vai pagar o seqüestro.Na nossa família nós temos políticos influentes...

- Um dia nóis também chega lá!

- Desculpe meu senhor, mas qual é o seu nome?

- Rosmailson, mas pode me chamar de “Traíra”.

- E o do “Dedé”? É André?

- “Dedé” é de dedo mole.Facilidade pra atirá... Entendeu madame? Agora cala essa boca se não quiser ficar com ela cheia de formiga!

- “Pé de Mesa”, meo, você que tem a voz mais bonita liga pra casa dos vacilão pra vê se a família já tão lá esperando o nosso toque.

- De onde fala?

- É da residência da família Bastos Moreira.Quem está falando é a copeira Ju.

- Que Ju? Pô!

- Ju pô não, meu senhor.Jucileyne, com ipsilone...

- Escuta aqui Jucileyne, com psilonis, os seus patrão...

- Ah! Eles não estão.Saíram logo cedinho e...

- Craro que não tão pô!Eles tão aqui cum nóis.

- Aqui onde?

- Nóis seqüestremo eles!

CAATABRUMM!...Silêncio...

- Traíra! Acho que a mulher desmaiô... Pô !

- E agora?

- Se demorá muito acho melhor apagá os dois, e pronto!

- Carma maluco ,tá loco mano? Nóis bolou esse prano pra se dá bem, meo. Agora que fizemo mais difícil ocê qué ferrá cum nóis?

- Tenham calma senhores.Tudo vai dar certo.Tenham um pouco de paciência.Não fiquem nervosos.Eu sei que vocês não têm muito estudo, mas não são más pessoas.

- Estudado nóis é, madame.Nóis fala errado porque nóis qué!

- Eu sei que vocês, que vieram de camadas sociais mais humildes, também devem ser tementes a Deus.

- Ah! Isso é verdade dona,nóis semo tenente de Deus. É Deus no céu e nóis na fita.

- Fiquem calmos.Tudo irá se resolver a contento.Vocês terão o dinheiro que vocês quiserem e nós a nossa liberdade.Depois da tempestade...

- Vem a ambulância!

- Cala a boca “Dedé”! Agora virô filósofo é? Qui é qui foi? Andô tomando sopa de letrinha,pô?

- Calma, senhor.O seu companheiro só está querendo manter um diálogo...

- Tô sabendo.Só sei que o tempo tá passando e até agora a gente não fizemo nada!

- Por que vocês não ligam para o Disk-Seqüestro?

- ?

- É um serviço público para facilitar o trabalho dos srs. seqüestradores.

- Como funciona?

- É só discar o zero e seguir as instruções.

- Disk-Seqüestro! Boa noite Sr. seqüestrador!

- Nóis...

- Se for o seu 1º seqüestro, disque um.Se for entre 2º e o 10º, disque dois.Se for acima do 10º, disque três.

- Um.

- Se for seqüestro de empresário, disque um.Se for de cantor sertanejo, disque dois.Se for de outro mais simplório como: passageiro de ônibus, pipoqueiro, guarda de trânsito, flanelinha...Disque três.Se o seqüestro for duplo, disque quatro.

- Quatro.

- Se a quantia desejada pelo Sr. Seqüestrador for em dólar, disque um.Se for em real, disque dois.

- Dois.

- Se o valor do seqüestro estiver estipulado entre cem e quinhentos mil, disque um.Se for entre quinhentos e novecentos e noventa e nove mil, novecentos e noventa e nove disque dois.Acima de um milhão, disque três.

- Um.

- Se a entrega...

UÓ... UÓ... UÓ...UÓ... Sirene de polícia!

- HII, sujô meo! Vamu fugi cambada !A casa caiu,os pessoal da polícia achô nóis.

***

NA DELEGACIA

Repórteres, câmeras de TV, jornalistas...

- Agora, o Excelentíssimo Sr. Secretário da Segurança Pública...

- Graças à eficiência da nossa polícia conseguimos, em curtíssimo espaço de tempo, trancafiar mais três perigosos meliantes e retirá-los do convívio da nossa sociedade trabalhadora e honesta.

- Mas Sr. Secretário, comenta-se que toda essa eficiência da polícia está relacionada com o fato de os seqüestrados serem parentes próximos de políticos influentes.É verdade?

- Negativo, meu caro repórter. A polícia está tão eficiente que logo, logo, conseguirá colocar na cadeia todos esses bandidos que com o seu descaso desafiam às autoridades e que tanto ameaçam à nossa sociedade.

- Mas o Sr. não está esquecendo da imunidade parlamentar?