DEUS É AMOR E HUMOR

Ao ver e ouvir um vídeo, por sinal muito interessante e não menos verdadeiro, que me foi repassado por um amigo das redes sociais, lembrei-me de duas pessoas. Por sinal, de dois homens.

Um humorista brasileiro de nome bem sugestivo: “Jacinto, o donzelo”. Este costumava dizer quando falava de mulher: “Ô trem bão, sô! Se Deus fez outra coisa melhor que a mulher, então escondeu de nóis homens e só guardou pra Ele”.

Uma boa piada, e peço aos meus amigos e amigas que não se escandalizem, pois há teólogos que ensinam que Deus também é um Ser humorista e que além do amor, o humor é igualmente uma das formas de glorificá-lo.

O outro homem que o vídeo me fez lembrar, foi nada menos que o Amigo da Sabedoria, Sócrates, o filósofo. Ele pregava que o casamento só traz vantagens para o homem e aconselhava a todos a se casarem, embora ele próprio continuasse um solteirão.

Um dia uma mulher (talvez filósofa também) gritou da plateia:

“Se o casamento é tão bom assim, como diz, em vez de apenas enaltecê-lo, você deveria primeiro nos dar o exemplo”.

Então Sócrates, já velho, mas não querendo ser contraditório, casou-se com essa mulher que o desafiou, embora sendo questionado e até censurado pelos discípulos, por render-se ante os argumentos de uma mulher.

Sócrates, serenamente, como só os filósofos são, assim contra argumentou, de modo que a questão desde sempre se encerrou.

“O casamento é sempre bom, dizia o amigo da sabedoria. Por isso case. Se o seu casamento der certo, será feliz. Se, ao contrário, der errado, será filósofo”.