“Vovó, o que é um BROTO...?” – (Joãozinho)

A professora da série maternal do Joãozinho avisou.

- Próxima aula, todo mundo aqui com um broto que caiba num vidrinho de Nescafé.

Joãozinho, de família grande, não tinha prestado bastante atenção que a aula tinha sido sobre plantinhas para que se cuide da Natureza. Em casa, saiu perguntando e sofrendo com as respostas.

Começou pelo irmão mais velho, pois foi ele quem o recebeu no portão quando desceu do transporte escolar.

- Lipê... ô Lipê! Escuta! O que é um “broto”?

- “Broto é esse teu cabeção, otário!” – E o Felipe deu as costas e entrou às gargalhadas sumindo na sala.

- Neidê... ô Neidêêê! O que é um “broto”?

- “Broto é como esse teu nariz vai ficar, se continuar me enchendo com essas perguntas!” – Ouviu a irmãzinha ameaçar.

Joãozinho esperou até a noitinha, para quando chegassem o papai e a mamãe. Antes, ele jantou conforme a idosa babá serviu aos três, e ficou de plantão na expectativa. A babá era já de uma idade que não permitia ao Joãozinho perguntar sem que a surdez dela o deixasse impaciente.

- “Mã-nhêêêê!” – A coitada da mãe nem tinha acabado de entrar depois de deixar o carro na garagem – “Mãe, o que é um “broto”?

- “Filho, depois você me pergunta porque agora estou cansada e com a cabeça cheia... mas tudo indica que é um tipo de peixe... peixe-broto, sei lá...!”

O pai chegou lá pelas 20h30, com a cara de quem tinha bebido.

- Paiêêê!

- “Oi, filhinho, dá aqui um abraço no paizão!”

- “Pai, o que é...” – Já era tarde demais, pois o paizão tinha já corrido para o chuveiro, com escala já certa no vaso-trono, lá no banheiro onde ficava trancado normalmente por meia hora.

Foi então que o Joãozinho percebeu a sua vovó entrando pela porta da sala, pontual como sempre para uma visita noturna ao lar do curioso netinho.

- Vóóóóóó...!

- “Oi, meu pestinha mais lindinhooo...!”

- Vó, o que é um “broto”?

A vovó pegou o Joãozinho nos braços e, sempre caminhando e beijando o netinho, seguiu com ele para uma sala de estar em que ela tinha um espaço cativo naquela casa.

E foi assim que o Joãozinho, ainda mais confuso, acabou pegando no sono lá pelas 23h30 tendo o ouvido sistematicamente bombardeado com canções que serviriam para ninar, sendo na verdade músicas saudosistas que a vovó fez questão de que ele escutasse, todas do tempo da Jovem Guarda: um tal de “broto” pra lá... broto pra cá...!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Moral da história (estória) --------------- Menino! Pergunte preferencialmente à professora!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nota de embotanicamento ---------- Brotos ou rebentos são a parte visível de plantas em estágios iniciais de desenvolvimento, no geral, consistindo de um caule em desenvolvimento e folhas. Confira em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/broto