DEZ MANDAMENTOS DOS INTERNAUTAS INTELIGENTES

1) Não comprarás mercadoria anunciada em pop-ups e spams.

2) Não transmitirás pela internet vosso endereço de correio eletrônico ou residencial, nem vosso número de telefone, nem vosso CPF nem os do próximo.

3) Não esquecerás de atualizar Windows toda segunda terça-feira de cada mês.

4) Não vos conectarás à internet sem haver instalado um programa antivírus nem começarás uma varredura sem atualizar o dito programa.

5) Não vos conectarás à internet sem haver instalado um programa firewall.

6) Não cobiçarás o número do cartão de crédito do próximo, nem sua senha bancária, nem seu número de CPF.

7) Não digitarás vosso número de cartão de crédito sem que o pequeno cadeado esteja visível na barra de estado.

8) Não responderás mensagens de correio eletrônico do Banco Nigeriano.

9) Não usarás como vossa senha a palavra "senha", nem a data de vosso aniversário nem os nomes de vossos filhos.

10) Não encaminharás correntes a vossos parentes e amigos.

A maioria dos mandamentos não necessita de comentário ou explicação. O "Banco Nigeriano" a que se refere o oitavo mandamento é um banco fictício que se tornou muito popular há alguns anos quando começou a percorrer o mundo uma mensagem de correio eletrônico de um suposto político corrupto daquele país. O autor alegava ter grande quantia depositada no referido banco e estava impedido de sacar por questões legais. A bolada poderia ser transferida para a conta, destinatário, desde que este se dispusesse a ficar somente com uma (polpuda) porcentagem, devolvendo a ele o restante em outra conta. Para isto bastava fazer um pequeno depósito, da ordem de algumas centenas de dólares, em uma terceira conta e coisa e tal, dinheiro que, evidentemente, o incauto jamais veria novamente (e teve gente que fez…).

O "pequeno cadeado" a que se refere o sétimo mandamento é o ícone que indica que a conexão está protegida por um protocolo de transação segura, que criptografa os dados que estão sendo trocados entre vossa máquina e o servidor. Todo site bancário, assim como outros que exigem nível semelhante de segurança e sigilo, usa este tipo de protocolo.

A menção à segunda terça-feira do mês no terceiro mandamento deve-se ao fato de ser este o dia escolhido pela Microsoft para liberar as atualizações de seus sistemas operacionais. Somente são liberadas fora deste dia as atualizações cuja instalação é considerada urgente.

O resto se explica por si mesmo: é perigoso usar senhas fracas, acessar a internet sem a devida proteção contra vírus e programas invasores e enviar para desconhecidos dados que, em princípio, devem ser mantidos em sigilo (afinal, de posse de seu CPF e mais alguns dados pessoais, qualquer um pode, por exemplo, mandar instalar um telefone em seu nome e gastar uma fortuna em ligações internacionais. A artimanha só será descoberta quando o usuário desejar efetuar uma transação a crédito e seu nome estiver na lista negra do serviço de proteção).

Pois aí estão vossos mandamentos. Siga-os. Do contrário, a ira dos deuses da internet poderá desabar sobre vós e lançar-vos às chamas da inadimplência. Assim seja.

GUIDO VAN LYRA
Enviado por GUIDO VAN LYRA em 04/05/2020
Código do texto: T6937276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.