Portugal na corrida espacial...

...e, passando quinau no Brasil, Portugal adiantou-se na corrida espacial, enquanto o nosso aluado e pachorrento astronauta Pontes contentava-se com um cargo no já exorbitado Governo Bolsonaro.

E se armou aquele espetáculo para a primeira missão tripulada lusitana à Lua. Fanfarra, cartazes, zapeações, disparos robotizados inundando o mundo da lusofonia da proeza que estava por vir e já era fava mais que contada, feito que sobrepujaria a epopéia dos Lusíadas...

E o comandante da espaçonave recebeu à partida os cumprimentos do Senhor Presidente da República e a recomendação expressa de que pisasse fundo para chegar à Lua antes dos brazucas de toda a forma e que lá deixasse a marca da bravura portuguesa, um pisão de tamancos...

E assim foi. Tudo filmado, fotografado, ampliado...divulgado... A ida foi maravilhosa, sem percalços, a chegada, a preparação para a alunissagem, tudo nos trinques, mas, porém, contudo, todavia, e no entanto, entretanto, a nave voltou à Terra, a Terrinha, no caso específico, sem ter-se alunissado, embora todos os instrumentos estivessem funcionando perfeitamente.

Ao pousar, e sair da nave, o comandante recebeu, além de sonoríssma vaia um mais sonoro pito de seu Presidente, repreendendo-o pela vergonha e frustração que impusera à gloriosa nação portuguesa. Mas logo que pode falar, reverteu a situação e chegou a causar lágrimas aprovativas e aplausos intermináveis:

- Meu Presidente, meus conacionais, com efeito não cumpri minha missão à risca consoante estava determinado. Pois tive a ventura de olhar para o painel de instrumentos e lá vendo dependurada uma folhinha mariana, presente que me trouxe minha mãezinha do nosso querido Brasil, dei-me conta que era a plena Lua cheia...inspiração divina...e para evitar acidentes, regresso ao vosso julgamento...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 21/05/2020
Reeditado em 21/05/2020
Código do texto: T6953613
Classificação de conteúdo: seguro