Pérolas do Cotidiano - Carteirada Eleitoral.

PÉROLAS DO COTIDIANO

* Paulo Guiné – 25/10/2007 *

Carteirada eleitoral

Quando o motorista do ônibus viu o cronista — que entrara pela porta da frente —, acenando para ele uma linda carteira que ostentava imponentemente o brasão da República, encimado pelos dizeres TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL, fez uma mesura, tirou o boné e falou:

— Acomode-se, Doutor. É uma grande prazer receber figura tão ilustre nesta humilde viatura. Tenha boa viagem.

O golpe havia dado certo. O cronista ainda é jovem. Não tem direito a passe livre em canto nenhum, quanto mais em coletivos, sejam eles urbanos ou não.

A carteira que exibira, com tanta convicção, para viajar gratuitamente, era nada mais nada menos que um porta-títulos de eleitor que, na véspera, havia lhe sido ofertado por um amigo, candidato a Síndico no prédio onde reside.

O cronista ainda quis esnobar. Antes de soltar do ônibus, desejou ao motorista “bom trabalho” e “feliz votação” nas próximas eleições, a realizar-se em 2008. O homem agradeceu e disse:

— O DOUTOR É MUITO INTELIGENTE. TAMBÉM TENHO UM PORTA-TÍTULOS IDÊNTICO A ESSE QUE O SENHOR ME EXIBIU NA ENTRADA. AGORA, POR OBSÉQUIO, PASSE O DINHEIRO DA PASSAGEM, LEMBRANDO QUE ESTE PONTO LOCALIZA-SE EM FRENTE A UMA DELEGACIA DE POLÍCIA.

Após descer do coletivo o paspalho pensou com seus botões: “dancei feio, quem manda querer me meter em política sem possuir nem engenho nem arte para empreitada de tal monta”.