O FETICHE DO IDIOMA

Duas pessoas num bar no centro de uma metrópole brasileira bebiam cerveja e jogavam conversa fora. Depois de colocarem suas vidas em dia surgiu o assunto sobre o uso abusivo do idioma inglês. Eles concordaram que no Brasil apesar de nossa mestiçagem éramos levados a mudar o vocabulário privilegiando a língua do Império Americano.

A sensação que tinham era que depois de anos de tentativas não adiantava mais resistir. Estávamos todos dominados.

--Olha só o absurdo ficam dizendo ON LIVE, ao invés de AO VIVO.

--LIVE é vida, o que se fala é ON LINE.

--Devo estar errado ou estamos errados? Mas você entendeu o que queria dizer.

Moral da conversa: era um trava língua ou um trocadilho? Fizeram confusão entre LIVE e ON LINE. Tudo por culpa dos modismos de um povo tutelado. Quem sai prejudicado nisso tudo é o país.

Em 23 de outubro de 2020, o jornalista Arthur Xexéo comentava na rádio CBN a matéria que fez no Jornal O Globo sobre a LAIVE de Caetano Veloso em apoio aos candidatos às Prefeituras no Brasil. O jornalista comentou que se é assim que falam então é assim que vai escrever, já que não se usa mais AO VIVO. Mudo a grafia para LAIVE porque é assim que escrevemos em português. Tai uma boa alternativa! Assim a luta contra os GRINGOS continua.

ISABELA BANDERAS
Enviado por ISABELA BANDERAS em 26/10/2020
Código do texto: T7096774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.