O POBRE RICO

Se nós pobres parássemos pra pensar, talvez deixássemos de reclamar tanto de nossa situação de penúria. O pobre tem muito mais possibilidades de ser feliz que os ricos. Como muita coisa nos falta, é bastante conseguir comprar uma delas para que nos sintamos absurdamente felizes. Pode ser um simples fogão, uma geladeira, um celular, uma roupa nova, uma bicicleta, qualquer coisa nos deixa felizes. O rico, por sua vez, já tendo tudo que deseja, acaba por achar a vida uma chatice. Vejamos duas situações, a título de exemplo.

SITUAÇÃO 1: Domingão de sol, a esposa fala para o maridão:

- Charles, vamos pegar o helicóptero e passar o dia lá na nossa ilha. Estamos precisando de tomar um sol.

O marido, sentado no terraço, já no seu segundo whisky, responde:

- Esquece isso, mulher. Vai ser aquela mesmice. Vão chegar aqueles amigos chatos falando de negócios ou de política. Estou farto disso. Chame o piloto e vá você. Diz lá que eu não fui por que fiquei.

SITUAÇÃO 2: O mesmo domingão, a mulher fala para o marido:

- Zé, Fiz uma farofa que está uma coisa! A gente podia juntar com aquele resto de frango de ontem e dar uma chegada na praia. Se a gente for logo, o buzão ainda não vai estar tão cheio.

O marido responde na maior animação:

- ‘Tava pensando nisso mesmo... aproveito e levo aquela meiota que eu estava guardando pra uma hora dessas!

Viram? É por isso que parei de jogar na mega sena. SER RICO NÃO VALE A PENA! SÃO UNS COITADOS!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Agradeço as interações dos poetas Herculano e Arnor.

O poeta e o capitalista

Vivia um poeta, no mundo da lua,

plantando fantasias nos jardins do céu,

a navegar, nos seus barquinhos de papel,

pelas águas das chuvas que caem nas ruas.

Vivia o seu vizinho, um capitalista,

plantando ninharia por outros jardins:

moedas, dividendos, lucros e afins...

sempre plantando à prazo e colhendo à vista.

Um dia, quando a lua era lua nova,

os dois se encontraram no azul celeste.

Então, disse o poeta: “o que tu fizeste?”

“Amealhei fortuna e trouxe pra cova.”

“E tu, pobre poeta, o que fizeste?”

“Amealhei milhões de amores numa trova”.

Herculano de Alencar

........................................................................................

O rico na sua pobreza

O pobre na sua riqueza

Jota pode ter certeza

Só um trocaria de mesa

Arnor Milton

Jota Garcia
Enviado por Jota Garcia em 25/12/2020
Reeditado em 25/12/2020
Código do texto: T7143951
Classificação de conteúdo: seguro