Um bom politico.

Nasceu numa pequena aldeia do interior e tinha uma ambição maior que o mundo. No meio era conhecido pela sua mente muito produtiva. Aquele Xico Aldrabas!...

Um dia resolveu tentar a sua sorte na grande capital. Depois de muitas portas se terem fechado por falta de habilitações, meteu-se na política e prosperou na vida. Era um encanto ouvi-lo discursar.

Sábado o seu discurso deixou os seus conterrâneos boquiabertos.

- Caros contribuintes (fica sempre bem começar assim um discurso) como sabem, neste momento o país está cada vez com menos ricos e com muito menos pobres. A riqueza está bem dividida e em casa de todos existe abundância, nós abdicamos de aumentos salariais para que os pobres recebam um pouco mais…

Uma ovação soou no edifício e na taberna do Ti’Jaquim.

-Querem lá ver o homem, fala bem c’um caraças, até parece que a minha carteira ficou mais pesada. Ganda malandro!

Terminado o discurso o Xico, no seu modesto carro topo de gama, num modesto restaurante, de três estrelas Michelin, degustou um “modesto” repasto na companhia de sua companheira (a esposa estava na terra aguardando o seu regresso) e pernoitaram no simples hotel, de cinco estrelas, da cidade. O Xico tinha acabado de receber um aumento bem generoso no seu salário e festejava.

No dia seguinte humilde e honesto, como sempre, desculpou-se com sua esposa. A noite anterior tinha sido passada a trabalhar no novo orçamento de estado. Na missa portou-se como Deus manda e até apoiou, veementemente, o sermão do santo padre contra o adultério.

Na taberna do Ti’Jaquim, comentava-se o político honesto e diligente em que o Xico se tinha tornado. Afinal este filho da terra tinha entrado na linha e agora era um homem às direitas. Agora o Xico Aldrabas era o digníssimo Deputado Francisco Honesto!

Fortunata Fialho
Enviado por Fortunata Fialho em 14/03/2021
Código do texto: T7206936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.