PROVA DE RECUPERAÇÃO

Cinquenta dias de quarentena, Márcia percebe um comportamento estranho de Augusto que parece inquieto, como se estivesse escondendo algo, mas acha melhor não falar nada para evitar uma briga desnecessária pra evitar um climão durante o período de isolamento social. Após passar uma hora e meia com ambos em silêncio na frente da TV que passava um programa dominical, até que Augusto irrompe:

-Márcia, preciso te falar uma coisa!

-Ai ai, que foi, Gugu?! Não vai me dizer que tá com coronavírus?

-Não é nada disso. Preciso te contar uma coisa, não posso mais guardar isso.

-Não vai me dizer que tu tem uma amante e resolveu me contar justo agora na quarentena. Ah! Que se tu tiver uma amante te faço passar o resto da quarentena na casa da tua mãe!

-Mas minha mãe já morreu, Márcia?!

-Então tu entendeu o meu recado!

-Não é nada disso, não tem nada de amante.

-Achei mesmo, se chovesse xereca tu ia andar de galocha e guarda-chuva.

-O que você disse?

-Que se chover, tu é um homem prevenido.

-Ah! Bom... Mas o que eu quero contar é um segredo que eu escondo de vocês desde o início do nosso relacionamento.

-Tu escolheu a pandemia pra sair do armário, Gugu?! Eu achando que a gente não tá transando em todos os cantos da casa por causa do estresse da quarentena.

-Não é nada disso, Márcia.

-Não tá me comendo por quê, então?

-Isso é a quarentena.

-Quarentena mesmo, Augusto! Já são 40 dias... e contando.

-Eu não ando com cabeça pra isso mulher.

-Estranho, porque tem tomado uns banhos bem demorados.

-O que você quer dizer?

-Tô dizendo que tu é um homem limpo. Mas fala de uma vez qual é esse segredo que tu esconde desde o início do nosso relacionamento. Já tô desconfiando que tu queria me levar pro programa “Casos de família” pra contar isso, mas a pandemia estragou teus planos.

-Márcia, eu não aguento mais fingir ser alguém que na verdade eu não sou!!

-Como assim fingir ser alguém que tu não é? Só falta aparecer agora o Scooby Doo e sua turma pra tirar uma máscara pra revelar que na verdade é um eunuco.

-Chega!! Eu quero dizer que eu não consigo furar a parede para colocar os quadros.

-Como assim?!

-Também não sei trocar resistência do chuveiro, a mangueira do gás ou consertar a torneira da pia. Enfim, não sei fazer nenhum dessas coisas de “homem”.

-Mas como se tu já fez todas essas coisas aqui em casa?

-Não fui eu que fiz, eu contratava um marido de aluguel pra fazer todas essas coisas por mim. Por isso eu só “fazia os reparos” quando você não estava em casa e usava como desculpa que não queria te incomodar.

-Ainnn, eu achava isso tão fofo. E as fotos, são montagens?

-Não são montagem, apenas fingimento. Eu pagava um extra e o marido de aluguel tirava a foto pra mim e ainda emprestava as ferramentas pra foto.

-Como assim emprestava as ferramentas, tem uma caixa de ferramentas na garagem Augusto?

-A caixa de ferramentas está vazia, eu nunca tive uma mísera chave de fenda. É que eu sou hétero, mas nunca gostei dessas coisas de hétero machão, tipo carro importado e moto cara. Eu sou o tipo de cara que gosta de arte e música clássica, mas isso nunca me ajudou com as mulheres

-Pode isso, Arnaldo, digo, Augusto?! Periga não entender a referência.

-Entendi, Márcia. Mas é isso, se ser homem padrão fosse um curso eu ia passar em exame.

-Tu fez supletivo pra homem e só passou no teste porque chupava uma xereca muito bem.

-O que, Márcia?

-Ai, saudade de quando tu era um aluno aplicado. Mas porquê que resolveu contar esse segredo justo na pandemia?

-É que já estamos em quarentena a não sei quanto tempo e fazem 40 dias que você me cobra pra consertar o ventilador de teto do nosso quarto e não posso chamar o marido de aluguel pra fazer o reparo por causa do isolamento social.Isso já tá me deixando louco.

-Está tudo bem Gugu, meu amor. Não precisa sofrer por causa disso, depois que tudo passar a gente chama o marido de aluguel pra resolver isso então. O importante é ficar bem neste período de quarentena. Tu tá bem agora?

-Sim, me sinto melhor agora que contei isso. Saiu um peso de mim.

-Tá bem então?! Que tal uma prova de recuperação pra não perder o ano?!

Uma hora e meia depois Márcia repousa ao lado de Augusto que está deitado de bruços, enquanto ela fumava um cigarro com o olhar fixo na pá quebrada do ventilado de teto.

@oantonioguadalupe