É verdade que o CÃO chupou manga?

Das muitas lendas antigas, desde aquela em que a serpente teria fundado a doutrina vegetariana (através da maçã proibida), uma igualmente intrigante tornou-se expressão popular muito difundida no Brasil.

Antes, vejamos uma explicação do Portal do Dog:

ASPAS // Na expressão “Cão chupando manga”, o cão é uma representação do demônio chupando manga, ou seja, fazendo careta. O termo significa alguém mais feio que o demônio fazendo careta. Muito comum de ser usada no nordeste brasileiro.

\\ FECHA ASPAS.

Confira em: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/curiosidades/origem-e-significados-de-expressoes-e-termos-populares-que-envolvem-cachorros/

..............

Voltando aqui, o Tex, apenas com algumas perguntas para concluir.

Como alguém pode ficar feio chupando manga? Por acaso essa tal manga estaria ainda verde? Se o “cão” (ou capeta) fica feio apenas quando está chupando manga azeda, então poderíamos concluir que o esconjurado tentador é bonito quando não está fazendo isso? E, finalmente, se o diabo gosta tanto de manga, então isso quer dizer que um ser humano possuído por ele poderia ser mais facilmente exorcizado se o exorcista usasse um cesto cheio de mangas para que o tal tinhoso aceitasse sair do corpo da vítima?

E a pergunta que não quer calar: QUEM foi que presenciou o CÃO chupando manga, para inventar um ditado como esse?

:::::::::::::::::::::

Da série: “Me diz com quem mangas, que te plantarei uns pés”