Simpatia do pintinho

Fui criada por minha avó, ela era cheia de crendices populares, cheia de superstições, vou contar um causo para vocês.

Aconteceu que quando minha filha era pequena, ainda não falava, na nossa casa tinha muitas galinhas caipiras, pintinhos, ela falou que para minha filha falar logo, tinha que pegar um pintinho e colocar na boca dela para piar, assim soltava a fala da pequena Eliza, assim ela o fez, colocou a menina no colo, pegou um pintor novo e colocou na boca da menina, e o pintor tacou-se a piar, Eliza fechou a boca, trincou os dentes no pescoço do coitado, foi um alvoroço, para tirar esse pintinho, quando conseguimos que ela o soltasse, o coitado estava quase morto, minha avó me entregou a menina e foi fazer uma manobra de ressuscitação no coitado, colocou embaixo da cuia, e bateu, bateu, até o pinto tornar, olhe, pense num dia em que eu sorri.

Dicionário :

Cuia: fruto da cuieira, uma grande baga ovoide, de casca lenhosa e impermeável quando madura, e sem poupa.

No meu entender:

Partes de um cabaço, que é a cabaça, fruto da cabeceira, partido ao meio, fazendo dois recipientes.

Coração poético
Enviado por Coração poético em 19/08/2021
Código do texto: T7324359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.