Teias de Aranha Fazendo a Vassoura Girar?

Já construíram um mnemônico para lembrar os nomes dos pares cranianos. “O Objeto de Ouro Tinha Teias de Aranha Fazendo a Vassoura Girar Varrendo o Armário Horripilante” e para lembrar se um nervo é sensorial, motor ou os dois, na sua ordem numérica, podemos usar a seguinte frase: Samanta Saiu Molhada do Mercado às Duas da Manhã Dizendo: “Sonhe Desejando a Madrugada Maldita”.

Nervo olfatório é o 1.º nervo craniano, Nervo óptico o 2.º nervo craniano, Nervo oculomotor, o 3.° nervo craniano é um nervo eferente motor tanto somático quanto visceral e o 4º nervo craniano é o troclear, nervo motor somático geral que se origina do mesencéfalo, Nervo trigêmeo o 5.° nervo craniano, que é um nervo misto, que contém tanto fibras viscerais especiais, quanto fibras somáticas gerais.

O 6.° nervo craniano é um nervo eferente somático geral, que inerva o músculo reto lateral (extraocular). Ele se origina do tronco encefálico e sai do crânio através da fissura orbital (orbitária) superior. O 7.° nervo é um nervo multimodal, que contém tanto fibras gerais como especiais e se origina do tronco encefálico como duas divisões separadas.

O 8.° nervo craniano é um nervo aferente somático especial. Ele é formado de duas partes: o nervo vestibular e o nervo coclear. Eles fazem sinapse com seus respectivos núcleos no tronco encefálico. O 9.° nervo craniano é outro nervo multimodal. Ele se origina do tronco encefálico e deixa o crânio através do forame (buraco) jugular. Ele permite a deglutição, salivação e sensação gustativa, assim como sensações viscerais e gerais da cavidade oral. Nervo vago é o 10.° nervo craniano também é um nervo multimodal, que se origina de múltiplos nervos no tronco encefálico e deixa o crânio através do forame (buraco) jugular. Ele é o nervo craniano mais longo e o único a deixar a região da cabeça e do pescoço. Ele vai até as cavidades torácica e abdominal, levando inervação parassimpática para os órgãos viscerais. O 11.° nervo craniano é um nervo eferente que se origina do tronco encefálico e da medula espinhal. O Nervo hipoglosso é 12° nervo craniano é um nervo eferente somático geral que se origina no tronco encefálico. Ele deixa o crânio através do forame (buraco) hipoglosso. Sua função é permitir os movimentos da língua.

Fácil assim!

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 30/09/2021
Reeditado em 04/10/2021
Código do texto: T7353406
Classificação de conteúdo: seguro