BININDDITO GORONANTE E A FEIRINHA DA INGREJA

A FEIRA

Padre Serapião teve a ideia de criar no pátio da igreja, a feirinha milagrosa que mais tarde passou a ser chamada:

A feirinha da ingreja.

Binindito goronante levou o fubá do muinbo e a mandioca que ele plantava na chácara e fabricava o fubá e a farinha.

Zé lagoa, às tilápias que ele criava no tanque lá no sítio.

O zé gaiada, que tinha um alambique em casa, se encarregava da branquinha, do melado e da rapadura.

O Caramba era o açougueiro, vendia o capado, o chouriço a linguiça e o toucinho de 4 dedos.

Maria cumbaca cuidava da barraca do pastel e do caldo de cana, que não podem faltar em uma feira que se preze.

A Feirinha da ingreja era pobre, mas bem organizada e tinha até música ao vivo nos fins de semana.

O conjunto Os milagreiros da feira animava a feirinha da ingreja com o Antoin du violão e seus blue caps.

Às vezes acontecia algum rolo ali porque a Maria cumbaca era muito estourada e vivia às turras com o Caramba mas logo tudo acabava em pizza.

Falando em confusão, o Binindito goronante não ficava para trás e já estava criando caso com o Caramba por causa do preço da carne.

A tarde foi o ensaio do grupo do Antoin du violão e seus blue caps que era o Antoin du violão, a Catarina que aliás era muito bonita, educada e cantava muito bem, principalmente M P B.

No contra baixo o Sombra e na batera a Cacal outra jovem muito bonita.

Eles estavam ensaiando uma música composta por Anésio Silva e logo iam tocar na festa da igreja.

E tem de tudo lá na feira,até o salão de barbeiro, o barbeiro no caso e o seu Zé Belmiro.

A casa da loteria cujo dono é o Coalhada que também é bicheiro.

Carlin fumo, eminente advogado e frequentador da feira, ele está de olho na butique da cantora Catarina.

O Carlin fumo nao e mole nao, vive aprontando.

Zé mineiro, antigo boiadeiro. Passa o dia contando causos do tempo em que ele vivia cuidando do gado nas fazendas.

Ele tinha uma paixão secreta pela Maria cumbaca que no fundo não acreditava nas suas bravatas. Zé mineiro não se dava por vencido.

Ele tinha um rival, o Zé gaiada, que com o Antoin do violão fazia uma serenata pra Maria cumbaca lá na barraca de pasteis

2. CONFUSÃO NA FEIRA

O cabo Gardino e dois praças, o Militão e o Marcha ré que também era o motorista da viatura cuidava de manter a ordem no local e estavam a postos quando o sururu começou:

Baiano,um freguês discutia com o Binindito Goronante porque este disse que logo ia chover e do nada a briga começou e levou de roldão a maior parte da feira.

Cabo Gardino agiu com energia e baixou o cassetete, só parou quando padre Serapião Interveio com energia e serenou os ânimos.

O conjunto Os Milagreiros fazia sucesso na festa da igreja e o Binindito Goronante criticava o Antoin do violão dizendo a todos:

O miserarve num toca uma moda caipira não uai ?

Craro que não, eis que e Rock in roll.

Eita qui essa festa já tá ficano deferente.

No baile, Carlin fumo dançava com a maria cumbaca.

Carlin fumo desde garoto não enjeitava uma boa briga, e o Baiano pagou pra ver dizendo um gracejo pra Maria Cumbaca.

O pau quebrou e o trio foi levado pro xadrez e ali o advogado fez valer o seu direito e o cabo Gardino teve que soltá-lo.

O caramba chegou e se juntou ao Zé Gaiada e o Artino Anterms que chegara há pouco de Lima Duarte e estavam bebendo cerveja na barraca de caldo de cana.

Fazia um bom tempo que os três amigos não se viam e agora ali naquela mesa entre algumas cervejas, punham o papo em dia. Artino anterms disse:

Oceis ta sabenu qui ieu parei de bebe. num num sabe?

Uai, mais oce num ta bebeno cerveja aqui ca genti ?

Uai, di veis in quandu ieu do uma ricaida.

Binindito goronamte se junta ao grupo de conterrâneos lá de Lima Duarte.

Esse Antoin du violão i es conjunto num toca nem uma musga dus caipira.

El pensa qui e da cidadi.

Padre Serapião chama pra uma breve oração.

A breve oração durou 1 hora.

O TIME DA FEIRA X P TIME DA IGREJA

Padre Serapião e o Carlin fumo tiveram uma boa ideia e não tinha nada a ver com a tal da 51.

Estão organizando um jogo de futsal entre o time da igreja, cujo padre seria o goleiro, enquanto. Carlin fumo o advogado seria o atacante , o goleador do time, embora o Zé gaiada discordasse.

Artino anterms jogaria pelo time da feita

Este jogo promete…

A quadra de esporte que ficava entre a feira e a igreja estava lotada e Maria cumbaca que torcia pelo time da igreja principalmente por causa do Carlim fumo. agitava lá no alambrado empunhando uma enorme bandeira que ela mesmo confeccionará.

O advogado Carlin fumo, era o dr Carlos rolando pinto que era também, candidato a prefeito e tinha como cabo eleitoral o Zé mineiro que estava organizando um comicio na praça Cafezal, onde ficavam a feira e a igreja do padre Serapião.

O COMÍCIO

Para prefeito vote no dr Carlos Rolando, eminente advogado de nossa cidade, dizia um cartaz em letras garrafais postado no centro da praça Cafezal , o comício começaria em breve.

Antoin du violao e seus Blue Caps animavam a festa .

O candidato a prefeito Carlos Rolando acabara de chegar junto com o deputado Jorge Adauto irmão do advogado candidato a prefeito.

Zé mineiro conclamava o povo a votar no Dr Carlos Rolando.

Eram seis horas da tarde e lá na Praça Cafezal o comício ia começar, o palanque armado no centro da praça o dr Carlos Rolando discursiva:

Meu povo querido e com a alma lavada e enxaguada nas águas da mais pura verdade que me ponho diante de vocês meus eleitores. Prometo trazer uma era de progresso para nossa cidade e pra inicio de conversa um choque de cultura criando uma escola técnica profissionalizante a fim de formar trabalhadores competentes para incrementar a indústria.

Já ganhou, gritou o Zé Lagoa, já tocado pela bebida.

Carlos Rolando ganhou mesmo e agora era o prefeito da cidade nas comemorações da vitória, o prefeito decretou um show de Rock in Rol no estádio municipal.

Vocês podem não acreditar mas o Antoin do violão e seus blue caps iam tocar no Estadio Raulino de oliveira.

O estádio Raulino de oliveira era o palco do show preparado pelo prefeito Carlos Rolando pra comemorar em grande estilo a sua vitória nas eleições municipais.

Grandes nomes do Rock nacional ali estavam e o Antoin du violão e seus blue caps abrindo o espetáculo não fizeram feio não.

Lá na tribuna de honra, Carlin fumo, o prefeito curtia o seu momento de glória, ladeado pelos seus assessores, o Caramba e o Eli Sujismundo que se mudara lá da cidade de Carranca em minas para participar da campanha que elegeu Carlin fumo, o prefeito da cidade.

O prefeito Carlos Rolando nomeou o padre Serapião secretário cultural da nossa cidade e este criou no nosso bairro a nossa biblioteca e o Centro Cultural que levou o nome do saudoso amigo Miro de Oliveira onde mais tarde seria inaugurado o nosso próprio teatro.

Assim termina a história da Feirinha da ingreja.

Fim

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 27/10/2021
Código do texto: T7372844
Classificação de conteúdo: seguro