Desabrigados de USA

Cheguei em casa e estava tenso com um começo de mês pesado no trabalho. No sentido de pouco movimento. Ai abri a Netflix e estava disponível um documentário curto sobre moradores de rua em São Francisco, Los Angeles e Seatle.

Parecia que eu estava vendo um rua movimentada de São Paulo e seus moradores de rua que são acolhidos pelo Padre Júlio Lanceloti. Mas não. Eram seres humanos largados nas ruas de um país que ainda se pode dizer ser a 1° economia do mundo.

Não eram as mesmas imagens que vejo em cenas de filmes blockbuster. Mas sim gente no meio de acampamentos, cercados por coisas sujas e velhas. Pessoas abandonadas por familiares, alguns com saude mental debilitada e outros usuários de drogas.

Imagine aqui no meu amado Brasil. E aqui em Fortaleza, onde na Beira Mar de Fortaleza, o nosso principal cartão postal turístico está cercado de mendigos e desabrigados.

Isso fruto de uma desigualdade brutal. Concentração de renda absurda. E eu voltava de bike para casa, quando passei em frente de um novo restaurante na Avenida Desembargador Moreira. Música rolando, mesas cheias, gente bem arrumada. E meu caminho seguiu e nele muitos bares e restaurantes lotados. Eu pensei, sempre as pessoas de classe média alta estão comendo bem. Se divertindo. Enquanto os outros mortais buscam pagar pelo menos suas contas.

E o mundo segue girando.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 04/12/2021
Código do texto: T7399479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.