O engenheiro, o burro e a terceira via

Certa vez um matuto mineiro foi passar uns dias com um primo que tinha um sítio no Estado de São Paulo. Chegando lá, ficou impressionado com as estradas bem cuidadas, cercas bem feitas, lavouras, vacas, bois e cavalos muito bem tratados.

Logo no dia seguinte a sua chegada, curioso e inquieto que era, saiu caminhando para ver de perto como era a vida rural no Grande Estado.

Depois de caminhar mais de uma hora, deparou com um rapaz que manuseava um estranho aparelho. Assentava, mirava, mudava de lugar, mirava. Ficou observando por alguns minutos e teve que perguntar – Moço, se ocê não vai atirá, pra quê mira tanto?

O rapaz, com educação, respondeu – Sou engenheiro e este aparelho chama teodolito. Estamos traçando o caminho para uma nova estrada.

Reparando o ar de incredulidade do matuto, perguntou – O senhor é de onde?

- Sou de Minas, uai!

- E lá vocês não chamam engenheiro para abrir estradas?

- Ah não moço! Lá nóis sorta um burro e onde ele passa nóis abre a estrada!

O engenheiro sorriu com paciência – E se vocês não tiverem um burro?

- Aí nóis chama um engenhero.

E você vai me perguntar – E a terceira via?

Eu respondo – Vai dependê do burro que tivé mais à mão.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 04/12/2021
Código do texto: T7399793
Classificação de conteúdo: seguro