Homenagem ao Ministro Fuxzinho

Durante o discurso que abriu o ano judiciário hoje, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, mandou um recadinho inocentemente violento para o atual governo: “porquanto não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas”.

Essa notícia me fez lembrar um texto de humor que publiquei em 21.08.2021 e que acho oportuno repetir aqui em homenagem a esse grande FDP (Filho de uma Paródia).

Conexão Brasília-Roma Antiga

Sêneca (4 a.C. - 65) faz um relato cômico no seu livro “Sobre a Brevidade da Vida”: “Ouço dizer que um desses afetados - se é que se deve chamar de afetação desaprender os hábitos humanos -, quando colocado em uma cadeira, depois de retirado do banho por várias mãos, interrogou: “Já estou sentado?””.

Inevitavelmente me lembrei dos ministros do Supremo Tribunal Federal com seus “capinhas”, ajudantes que corresponderiam aos escravos eunucos dos nobres romanos.

Imaginei a seguinte situação: o afetado ministro Luiz Fux chega para mais uma sessão de sua trupe e ajudado por um escravo, depois que lhe foi ajustada a cadeira e sua capa, pergunta – Já estou sentado?. Ao que seu escravo, que chamaríamos Sêneca, responde – Não Majestade, Vossa Excelência está morta e não sabe.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 01/02/2022
Código do texto: T7442662
Classificação de conteúdo: seguro