Os dois matemáticos

Dois matemáticos uma vez se encontraram na sala de espera da dentista. Um deles estava fazendo uns cálculos de geodésica em superfícies curvas, o outro o observou e ficou curioso, perguntou:

- O que desejas com estes resultados?

O outro respondeu:

- Bem, não estou apenas a procurar coordenadas em um elipsóide, mas sim a através de uma generalização por média e assumindo a isotropia e a homogeneidade do universo chegar a uma resolução das equações de campo de Einstein que nos der o resultado da incógnita, que é uma função.

- Você quer dizer, uma determinada métrica apropriada para uma dada distribuição da massa e da pressão da matéria. E assumindo o modelo FLRW.

- Sim, isso mesmo.

- Então eu obteria, dada uma certa distribuição estatística, advinda dos dados analisados, a probabilidade em todos (ou quase todos) os pontos do universo da distribuição de massa esférica simétrica e estática...

- Simplificando as equações e o processamento dos dados conjuntamente com as resoluções das equações diferenciais ao ignorar o tensor de energia-momento.

- Sim, pois é necessário; talvez nem o maior supercomputador quântico do mundo der conta de tantos dados (rsrs).

- Sim (rsrs).

A propósito, eles estão procurando pontos do universo que tenha a maior probabilidade, dado a grande discrepância com base na média, de ter um buraco negro, ou buraco branco. O outro matemático agora muito empolgado começa a falar.

- A propósito, isso que foi um evento totalmente inesperado (rsrs), pois estou estudando justamente a topologia algébrica dando enfoque no homeomorfismo aplicada à geometria molecular para encontrar um padrão com uma certa combinação nos materiais que suporte velocidades relativísticas, ou pressões altíssimas.

- Sim (rsrs), para aí então encontrar uma estrutura metálica que possua a propriedade de se ligar com outros materiais e/ou compostos formando assim uma fórmula molecular que se deforme o suficiente para se manter naquele ambiente e permaneça com as mesmas propriedades.

- Exato (rsrs), mesmo que seja artificialmente.

- Isso iria revolucionar a ciência dos materiais.

Respondeu o outro agora mais empolgado do que antes.

- Sim, assim como, muito provavelmente, a engenharia da computação e, por conseguinte, o software.

- Imagine toda esse poder de computação a mais no supercomputador quântico, assim eu poderia encontrar minhas equações.

- Isso!!!

Falou os dois ao mesmo tempo muitíssimos empolgados e em bom tom. Aproximando-se deles estava vindo a dentista com um salto alto, vestido branco um pouco acima do joelho, com óculos, cabelo preso e uma pasta na mão - os dois olharam ao mesmo tempo -, falou ela:

- Senhores, se eu soubesse que vocês aterrisariam tão rápidos ao me ver, eu teria vindo antes. Sinto muito em lhes informar, mas meu horário de atendimento chegou ao fim e os senhores não encontraram nenhuma equação.

Virou-se e saiu andando suavemente, lentamente e garbosamente, como o jasminum. Os dois, por sua vez, ficaram a olhá-la esbugalhados e boquiabertos.

Oaj Oluap
Enviado por Oaj Oluap em 01/07/2022
Reeditado em 01/07/2022
Código do texto: T7549998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.