Paraguay Express - Sopa de Pedra

Chega de Dubai. Viagem longa, desembarca pela manhã no Rio de janeiro, segue viagem para Foz do Iguaçu. Na Terra das Cataratas, o filho o recebe. Alugam um carro e partem para Encarnación, "la Perla del Sur del Paraguai". A pérola do sul.

Trezentos quilômetros depois, beirando dez da noite, entram na Plaza de Armas, centro da cidade. Friozinho enjoado. A fome aperta, o pai tem o cansaço de quase dois dias de viagem, mas a prudência pede calma: melhor tomara sopa incluída no cardápio do único restaurante aberto àquela hora. Nada de comida pesada.

- Vamos tomar essa sopa aí.

- Cai bem, já é tarde, concorda o filho.

Uma cerveja para o pai, um "jugo de pomelo" para o filho, enquanto aguardam a sopa.

Logo vem o garçom trazendo a sopa.

- Garçom, um engano. Pedimos sopa.

- E isso é sopa.

- O que??? Isso é bolo, não é? Sopa para mim é líquido...

- Não, isto é sopa, sim. Sopa paraguaia, um dos pratos nacionais.

Vivendo e aprendendo. No Paraguai, cuidado: tem uma sopa sólida, a sopa paraguaia. Se quer sopa, como entendemos, peça "caldo".

William Santiago
Enviado por William Santiago em 19/09/2022
Reeditado em 21/10/2022
Código do texto: T7609158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.