O PONTO, A RETA E O PLANO.


O ponto,
              a reta
                        e o plano,
arquitetaram com as figuras geométricas [planas] um plano para conquistarem Alfa, Beta e Gama.

Concorrentes as  Semi-retas, o Segmento e as Linhas Paralelas de coluio com a Régua e o Compasso tentaram a todo custo impedi-los  sob a proteção dos Ângulos  reto, agudo e do ângulo obtuso.

Contudo a solução para equação do problema era descobrir as várias identidades dos reis dos disfarces os Polígnos já que estes recebem de acordo com o número de lados e o número de vértices identidades especiais.  Correndo à boca pequena que estes as conheciam muito bem podendo abreviar assim o caminho através da Reta tornando mais curta a distância entre dois pontos.

D'outro lado como se não bastasse para agravar ainda mais a situação que já era complicada, eis que surge em cena o mau caráter do Polígno Dode[cágono] jogando merda no ventilador e o Triângulo Escaleno que alimentava uma paixão reprimida por Beta

No vale tudo pela conquista das ninfas geométricas o borra-calças do Escaleno sem saber como chegar no apê das "meninas" logo de pronto deu um ultimato ao seu mano querido Isósceles ordenando-lhe que namorasse com uma das duas outras irmãs, e assim tudo se tornaria mais fácil, isto, sob pena, de cortar à faca o seu "braúlio", o Equilátero.

Ameaçado na incolumidade física do seu "bráulio", Isósceles, coitado, temente por algo pior,  buscou de imediato a proteção do triângulo Retângulo, do Losango e do polígno Ocutângulo, porém, para a sua decepção logo descobre que ambos os irmãos Undecágano e Decágano já estavam de tocaia à espreita de "ficar" com a Bissetriz de um Ângulo, prima e irmã dos Ângulos Reto, Agudo e Obtuso, afilhados dos Ângulos Complementares e Suplementares que a uma semana atrás foram postos para fora de casa pelos Ângulos Opostos e pelo Vértice, amigo dos Ângulos Consecutivos e dos Ângulos Adjacentes, também comprometidos numa outra empreitada para o polígno Obtusângulo. 

Por sorte algo pior só não aconteceu porque a Dona Geometria apareceu de repente com o Acutângulo e o Quadrilátero e botando ordem na casa  logo acabou com a festa das figuras planas através das medidas geometricas de comprimento, superfície, tempo, massa, capacidade e volume. Finalmente passou a trena e sentou o paquímetro.  Por último, como castigo ordenou a todos que fossem estudar com a Dona Aritimética. 

Ufa! Que desafio!

Ainda bem que não foi com a dona geometria não-euclidiana que parte da negação do postulado das paralelas, do geômetra grego Euclides.

MANOELSERRÃO - SLZ/MA - TRINIDAD - 05.12.2007.
serraomanoel
Enviado por serraomanoel em 05/12/2007
Reeditado em 06/02/2009
Código do texto: T765422
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.