DO ENREDO...DA "UNIDOS NAS CRATERAS DA AVENIDA"!

-Alô, alô, galera do: "pré- corrente e endêmico" pós pandêmico Carnaval dos Carnavais!

Estou aqui, desta vez como repórter do inenarrável Carnaval/2023, algo que promete ser o nunca dantes visto pelas

carnavalescas " vias de fato" desse país; aqui, diretamente da mais nova "CRATERA DA AVENIDA", aliás, evento que nesse ano terá quase o mesmo enredo de sempre, não fosse o gigantismo das mais novas CRATERAS, o que coroa realisticamente o desfiles do déficit de "escolas conservadoras "por todas as avenidas dessa nossa maquiagem pelas apoteoses vitoriosas!

Vamos à reportagem:

-Bom dia, queridooo!- você que é o carnavalesco da nova Crateras, toda repaginada , poderia nos narrar a essência da criação desse brilhante enredo que surge assim, digamos, tão inesperadamente, brotado da genialidade intelectual do samba. que todas as dores transforma em "plumas e paetês" para a consagração das avenidas urbanas?

-Olá, bom dia! Claro queridíssimoo!- embora eu, como carnavalesco, tenha que ser sincero: nosso presente enredo surge da "competência gestora no fazer" dos nossos buracos nas avenidas! Cada dia mais complexos! Eu apenas monto o espetáculo alegórico baseado nos seus simbolismos "sub- craterianos".

-Então, me diga, na letra do samba da UNIDOS DAS CRATERAS DA AVENIDA, eu sinto que vocês nos lançam um sopro de indiscutível Esperança. Lindamente o recado DAS CRATERAS está poetizado!

Como você nos explicaria, aos nossos maravilhados leitores, esse lance de composição que tão artisticamente canta a passagem da mesmice dos simples buracos entediantes... para o impactante "grande status" de gigantes crateras?

-Sim, sim... a ideia temática me surgiu duma visão "multitelar" nada arcaica , algo já bem progressista, nada dessa chatice conservadora que reina, depois que, bem recentemente, mais duas crateras de esgoto foram abertas a céu aberto espargindo lindamente nossos personalíssimos dejetos biológicos para os céus das avenidas!

A princípio minha ideia foi a construção "abre-alas" duma alegoria de fogos de artifício em plena noite, iluminando as consciências, bem ali, logo depois da comissão gestora das frentes, todos fogos brilhantes de gases naturais recicláveis, sempre em nome da eco sustentabilidade do Planeta- para nos encorajar nas dificuldades de drenar esse pessimismo sem causa que ronda as telas dos nossos caminhos.

A gente da UNIDOS NAS CRATERAS gostaria de aproveitar e mandar o nosso recado pela avenida de todos.

-ALÔ, ALÔ COMISSÃO DAS FRENTES PÓS PANDÊMICAS!

É o nosso sonho concretizado de igualdade de crateras para todas as avenidas do mundo. Em plena concretização do verdadeiro Carnaval. Nenhuma cratera na avenida nos impedirá de desfilar!

E tenho dito: Crateras hoje são super democráticas, como sempre foi o nosso sonho de cidadania! É para todos! Ninguém escapa de ser engolido por uma delas! Antes mesmo que cheguem os botes salva-vidas para as matérias sensacionalistas da imprensa que sempre lamenta o engolido!

E o nosso mais profundo recado é: Nunca podemos desanimar! Temos que dar um basta a essa corrente opressora que acorrenta todos os pensamentos não arcaicos, gerando só desesperança rumo às apoteoses!

Por mais que os fluxos das águas tentem nos interromper, sempre haverá uma cratera novinha em folha a nos inspirar, a nos gritar que tudo no cenário pode ser mudado!

Existe uma poesia nas crateras das avenidas! Nem todos percebem, mas existe! E o Carnaval canta isso!

Dum piscinão de águas pluviais que tentam não nos submergir nas chuvas , hoje temos piscinões de esgoto emergente, tudo a céu aberto aos livres tráfegos da arte de vanguarda; é a "street arte" gritando que crateras são ilusórias pelos engarrafamentos torrenciais dos caminhos.

As avenidas dos perenes carnavais são museus democráticos, verdadeiros espaços de convivência do nosso produto do tudo! É a nossa Cultura a gritar mais alto!!

Desse cenário, veja bem, o Carnaval não pode se abster de cantar e contar que poderemos aprender muitas lições dentro das Crateras, sejam pluviais sejam de esgoto. Não importa a causa. Sempre temos soluções pelas apoteoses das avenidas!

Temos que nos empoderar dos nossos genuínos dejetos, na dignidade de entender que não importa o que contém as crateras;; o importante mesmo é, através delas , fazermos nosso grito artístico de resistência, seja lá ao que for, um grito de imunidade natural a todas as Crateras, e algo adquirido sem vacinas, na garra, na luta do dia a dia; e exercermos o nosso direito legítimo, popular e igualitário , de dividirmos as crateras com todos e todas, em todxs as avenidas das vidas.

-E as alegorias e fantasias pela harmonia, o artista poderia nos dar um "briefing" sobre as criações?

-Claro que sim! Teremos eternas e ácidas Chuvas Torrencias como cenário de base e o tudo que elas nos trazem além das inéditas crateras, tudo numa harmonização de dar gosto ao enredo: desfilarão ambulâncias, ambus, equipe de saúde, bóias, máscaras, botes, barcos, bombeiros salva-vidas, desmoronamentos mil, imprensa, holofotes, institutos de pesquisas, debates entre cientistas políticos; e, na apoteose, provaremos que a única solução plausível é desfilar pelo CARNAVAL da UNIDOS DAS CRATERAS DA AVENIDA.

-E a velha guarda? Como vocês a caracterizarão nesse momento tão novo de vanguarda carnavalesca?

-Temos helicópteros que pousam sobre quaisquer águas , esburacadas e paradas, limpas ou fétidas.

Todos os gestores responsáveis pelo seu inédito serão devidamente homenageados, farão um voo espetaculoso, sempre raso e inconsciente, sobre o produto de tudo que constrói CRATERAS pelos caminhos. E prometerão o que nunca cumprirão. Esse será o único detalhe conservador...do nosso Carnaval.

Talvez não tenhamos helicópteros suficientes para tantos, esse é um ponto de inflexão na nossa grande criação artística carnavalesca...

-E na apoteose da Escola, qual será o grande recado ao público eufórico?

-Sim, comemoraremos nossa vitória de GRANDE ESCOLA a ensinar ao mundo que sempre é possível fazer grandes novas crateras nas avenidas, desde que não haja a construção dessas escolinhas conservadoras , onde crianças desde muito cedo são algemadas nos pensamentos e nas futuras conclusões lógicas de verdadeiros cidadãos nas comissões de frente. Posso continuar?

-Claro que pode, estamos numa reportagem super, mega democrática...O POVO PRECISA SABER!

- Então: só assim, como você já citou na abertura da reportagem, com a genialidade da UNIDOS NAS CRATERAS DA AVENIDA" garantiremos nossa vitória para todo o sempre. Sem concorrências!

E sem precedentes históricos, aliás, teremos uma vitória metafórica, a das crateras nunca dantes vistas nos antigos e conservadores carnavais pelas avenidas desse país...